O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã desta quarta-feira (25), que escolas poderão abrir também em cidades com risco moderado para a transmissão da Covid-19, diferente do que havia sido anunciado na última semana, quando Vitória, Cariacica, Viana e Barra de São Francisco entraram para esta classificação - Ecoporanga já estava e permaneceu.
Diante disso, A Gazeta esclarece o funcionamento das instituições de ensino após a nova decisão do governo estadual.
De acordo com o último Mapa de Risco apresentado pelo governo do Estado, as cidades de Vitória, Cariacica, Viana, Barra de São Francisco e Ecoporanga são as únicas em risco moderado de transmissão da Covid-19.
Questionado se essa é uma mudança provisória, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que se trata da alteração de uma regra que pode ser mudada de acordo com a evolução da pandemia.
Foi uma alteração de forma coerente. Se a escola é um ambiente seguro, não faz sentido fechar em um ambiente de risco baixo ou de risco moderado. Se as evidências mostrarem que a escola é um problema no risco moderado, essa decisão poderá ser alterada. Mas, hoje, as evidências mostram o contrário, que o ambiente escolar é seguro, destacou.
Vitor de Angelo destacou ainda que a decisão se deu após diálogo com as entidades representativas do setor e da conclusão de que as escolas não são vetor de transmissão do novo coronavírus.
É importante a gente pensar que agora estamos mais experientes no enfrentamento da pandemia, na aplicação dos protocolos e de todas as medidas de segurança já cumpridas pelas escolas", disse.
O decreto alterando a regra e oficializando a abertura de escolas em municípios de risco moderado será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (26).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta