> >
Veja como vai funcionar a vacinação de pessoas com comorbidades em Cachoeiro

Veja como vai funcionar a vacinação de pessoas com comorbidades em Cachoeiro

O município recebeu 1.305 doses para as pessoas com comorbidades; 225 para gestantes e puérperas; e 365 para pessoas com deficiência permanente. Imunização começa nesta terça (4)

Publicado em 4 de maio de 2021 às 12:40

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina de Oxford
Vacinação de pessoas com comorbidades em Cachoeiro começa nesta terça. (Carlos Alberto Silva)

As pessoas com comorbidades de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vão poder se vacinar contra a Covid-19, a partir desta terça-feira (4). A notícia foi dada pela prefeitura nesta manhã. A etapa envolve pessoas com idade de 18 a 59 anos, que fazem parte dos grupos prioritários da fase 1.

Segundo a prefeitura, pessoas de 18 a 59 anos com fibrose cística ou obesidade mórbida (Índice de Massa Corpórea igual ou maior do que 40) poderão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, para agendar a vacinação. Será preciso apresentar laudo médico na hora da vacinação para comprovar a condição de saúde.

SÍNDROME DE DOWN OU DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Já para as pessoas de 18 a 59 anos com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental) e pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), a prefeitura informou que está organizando a vacinação in loco, ou seja, nas instituições em que são atendidos – como Apae ou hospitais, por exemplo.

GESTANTE

No caso de gestantes e puérperas com comorbidades, a prefeitura explicou que as Unidades Básicas de Saúde já possuem um mapeamento desse grupo em seus territórios e entrarão em contato para agendar a vacinação.

DEFICIENTE CADASTRADO NO BPC

Em Cachoeiro, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está fazendo um levantamento para alcançar as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

QUANTIDADE DE DOSES

O município recebeu 1.305 doses para as pessoas com comorbidades; 225 para gestantes e puérperas; e 365, especificamente, para pessoas com deficiência permanente. Todas essas doses são da vacina Covishield/Fiocruz (Oxford/AstraZeneca).

“As remessas enviadas para Cachoeiro ainda não são suficientes para alcançar todas as pessoas com comorbidades, por isso há uma lista de prioridades. Pedimos a toda a população que tenha tranquilidade e que, independente de estar ou não vacinado, continue seguindo os protocolos sanitários”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Até o momento, já foram aplicadas 53.089 doses em cachoeirenses, somando primeiras e segundas, até a manhã desta terça (4).

Contatos das Unidades Básicas de Saúde

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais