> >
Veja o passo a passo para fazer um boletim de ocorrência on-line

Veja o passo a passo para fazer um boletim de ocorrência on-line

A reportagem de A Gazeta listou como fazer o boletim on-line em cada Estado e quais registros podem ser feitos sem a necessidade de ir a uma delegacia

Publicado em 7 de agosto de 2024 às 14:36

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Caio Vasconcelos
[email protected]

A internet tornou a comunicação entre população e autoridades mais prática. Em um passado recente, seria difícil imaginar, por exemplo, fazer um boletim de ocorrência sem precisar ir, pessoalmente, a uma delegacia. Mas, atualmente, essa emissão já é realidade em todo o Brasil, agilizando o processo e permitindo que as vítimas registrem determinados crimes, como roubo, furto, perda e extravio de documentos e/ou objetos (exceto veículos).

A Polícia Civil não permite registrar on-line outros tipos de ocorrências – a depender de cada Estado. Veja abaixo algumas delas: 

  • Estupro; 
  • Homicídio; 
  • Latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte; 
  • Ocorrênca envolvendo arma de fogo, munições e explosivos.

Nesses casos, a pessoa deve procurar uma delegacia e fazer o registro da ocorrência pessoalmente. Portanto, a orientação é ler com atenção o comunicado que antecede o procedimento para ver se a a ocorrência se encaixa nos casos permitidos.

A reportagem de A Gazeta mostra o processo de como fazer um boletim de ocorrência on-line, passo a passo:

  • 01

    Acesso ao site oficial

    O primeiro passo é acessar o site oficial da Polícia Civil ou Militar do seu Estado. Geralmente, esses sites têm uma seção dedicada aos boletins de ocorrência on-line, onde você pode encontrar as instruções necessárias.

  • 02

    Cadastro ou login

    Se você já possui uma conta no sistema, faça login. Caso contrário, será necessário criar uma conta fornecendo algumas informações pessoais básicas.

  • 03

    Preenchimento do formulário

    Após fazer login, você será direcionado a um formulário on-line. Esse formulário solicitará detalhes sobre o incidente, como local, data, hora, descrição do ocorrido e informações pessoais do requerente.

  • 04

    Anexar documentos (se necessário)

    Dependendo do tipo de ocorrência, pode ser necessário anexar documentos adicionais, como fotos, vídeos ou documentos relacionados ao incidente. Certifique-se de seguir as instruções fornecidas.

  • 05

    Revisão e confirmação

    Antes de enviar o boletim de ocorrência, revise todas as informações cuidadosamente para garantir que estejam corretas e precisas. Uma vez revisado, confirme o envio.

  • 06

    Recebimento do número de protocolo

    Após o envio bem-sucedido, você receberá um número de protocolo que servirá como comprovante do registro da ocorrência. Guarde este número em um local seguro, pois será necessário para acompanhar o andamento do caso.

Como fazer o boletim de ocorrência em cada Estado

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais