Na próxima quinta-feira (8), será comemorado o Dia de Corpus Christi, importante celebração católica. Porém, a contrário do que muitos pensam, a data não é considerada um feriado nacional. Confira o levantamento feito por A Gazeta que aponta como funcionarão supermercados, shoppings, bancos e órgãos públicos na Grande Vitória.
Shopping Vitória
Shopping Vila Velha
Masterplace Mall
Shopping Norte Sul
Shopping Mestre Álvaro
Shopping Moxuara
Shopping Praia da Costa
Shopping Montserrat
Shopping Jardins
Boulevard Shopping Vila Velha
O Shopping Laranjeiras foi demandado pela reportagem, mas não houve um retorno até a publicação desta matéria.
A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) informou, em nota, que os estabelecimentos estão autorizados a funcionar no feriado de Corpus Christi. "O horário especial de funcionamento deve ser seguido apenas pelas lojas situadas nos municípios onde for decretado feriado, com abertura das 8h às 18h, como determina a Convenção Coletiva de Trabalho vigente", frisou a Acaps.
Extrabom e Extraplus: no feriado de Corpus Christi, as lojas situadas nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Viana abrirão das 8h às 18h, exceto a unidade do Boulevard Shopping Vila Velha, que funcionará das 8h às 21h. Nas demais cidades da Grande Vitória o funcionamento será normal, de acordo com horário de cada loja.
Perim: todas as unidades funcionarão das 8h às 18h.
Carone e SempreTem: todas as lojas Carone funcionarão das 8h às 18h. Já as unidades SempreTem abrirão das 8h às 18h, exceto a loja de Jardim Limoeiro, na Serra, que funcionará das 7h às 22h.
Epa Supermercados: todas as unidades funcionarão das 8h às 18h.
A Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio ES) informou, em nota, que o horário de abertura das lojas nos feriados é sempre definido pelas empresas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial no feriado de Corpus Christi. Já na sexta-feira (9), os bancos abrem normalmente para atendimento ao público.
Prefeitura de Vitória: apenas os serviços essenciais da cidade estarão funcionando no feriado de Corpus Christi e na sexta-feira (9), ponto facultativo no município. Também não haverá aulas na rede municipal de ensino nos dois dias.
Prefeitura de Cariacica: na quinta-feira (8), feriado nacional, e na sexta-feira (9), ponto facultativo, não haverá expediente nas repartições públicas e aulas na rede municipal. Os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente.
Prefeitura da Serra: na quinta-feira (8), feriado nacional, não haverá expediente e aula nas escolas municipais. Já na sexta-feira (9), ponto facultativo, não haverá expediente na administração e nas escolas o dia será organizado conforme calendário próprio aprovado pela Gerência de Assessoramento e Controle de Fluxos Escolares. Dessa forma, segundo a prefeitura, a escola tem autonomia para definir a adesão ao ponto. Além disso, nos dois dias, os serviços considerados essenciais estarão mantidos no município.
Prefeitura de Viana: durante o feriado, o município manterá os serviços essenciais de serviços urbanos, saúde e defesa social. Além disso, a cidade decretará ponto facultativo na sexta-feira (9). Dessa forma, o funcionamento de serviços segue o mesmo em relação ao feriado de Corpus Christi.
Prefeitura de Fundão: foi decretado ponto facultativo na quinta-feira (8) e sexta-feira (9), e apenas os serviços considerados essenciais, como Pronto Atendimento e Farmácia Básica, funcionarão na cidade.
Prefeitura de Guarapari: na quinta-feira (8), foi decretado ponto facultativo na cidade. Com isso, somente os órgãos e entidades que desempenham funções em regime de escala ou plantão, e que não admitem paralisação, irão funcionar normalmente. Na sexta-feira (9), o expediente será normal, das 8h30 às 17h30.
A prefeitura de Vila Velha foi demandada pela reportagem, mas não houve um retorno até a publicação desta matéria.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta