O governador Renato Casagrande anunciou, nesta sexta-feira (10), que fará mudanças na Matriz de Risco do Estado, ferramenta utilizada pelo governo para classificar o grau de perigo em cada município do Espírito Santo, com base no contágio do novo coronavírus e na vulnerabilidade de cada um deles. Neste sábado (11), será divulgada a nova classificação de cada cidade.
"Como estamos em um momento de estabilidade na Grande Vitória e os municípios mais importantes do interior, como Cachoeiro, Guarapari, Linhares e Colatina, ainda estão em um processo crescente de casos ativos, é importante que a matriz de risco represente isso", disse, em coletiva de imprensa por videoconferência.
Para distinguir os diferentes momentos da pandemia em cada local, a matriz passará a considerar os dados de pessoas contaminadas e de mortos por coronavírus registrados nos últimos 28 dias. Até então, era contabilizada toda a série histórica, desde a chegada do vírus ao Estado. O coeficiente de incidência, que é o número de casos confirmados em relação à população, também sofrerá a mesma alteração.
Também foram retiradas três variáveis externas:
Desta forma, todas as cidades capixabas serão classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.
"É preciso dar responsabilidade a cada município. Cada um tem um gestor, suas instituições e, a partir deste momento, especialmente na Grande Vitória, o trabalho de cada município vai dar uma fotografia real daquela cidade", afirmou o governador.
Além disso, o governador comunicou a alteração das regras para o funcionamento de lanchonetes e restaurantes, a partir da próxima semana. Nos municípios classificados como risco baixo, não haverá mais limitação do horário de funcionamento.
Nas cidades com risco moderado, os estabelecimentos poderão funcionar entre 10h e 18h e também aos sábados até as 16h. Atualmente, o horário limite é às 16h e é proibido abrir nos fins de semana.
Já nas cidades de risco alto, será permitido o funcionamento até as 18 horas, de segunda a sexta-feira. O horário atual se encerra às 16h.
"Achamos possível um passo pequeno com relação aos restaurantes porque, de fato, a gente acredita que na hora do almoço, durante o dia, a aglomeração é menor. Pedimos a colaboração dos donos de restaurantes, precisamos contar com a responsabilidade deles e dos clientes", ressaltou.
Também haverá uma alteração nos critérios de funcionamento das academias de ginástica nos municípios de risco moderado. A partir da próxima semana, os estabelecimentos não estarão mais limitados ao atendimento de até cinco alunos, de forma simultânea, mediante agendamento.
A regra permanece em vigor nas cidades classificadas como risco alto. No entanto, todos os municípios devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta