Dois meses depois de aparecerem e chamarem muito a atenção de frequentadores e banhistas da Praia de Camburi, as larvas voltaram a aparecer no local. Em um vídeo gravado na manhã desta segunda-feira (31), é possível ver uma enorme quantidade dos vermes na areia da praia, em um trecho próximo ao Atlântica Parque.
O registro foi feito pela confeiteira Mayra Pereira Cabral, de 30 anos. Moradora da região de Goiabeiras, também em Vitória, ela foi passear de bicicleta com o filho na orla e os dois resolveram dar uma volta na areia. Foi nesse momento que o menino viu as larvas e os dois fizeram o vídeo.
Mas será que esses bichos são as poliquetas, que apareceram há cerca de dois meses no mesmo local? A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Capital que por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou que sim, são os mesmos animais observados em junho.
Desta vez, o surgimento das larvas teria sido motivado pela grande agitação do mar na última semana e condições favoráveis para a sua reprodução, que não foram esclarecidas pela pasta. O aparecimento desses anelídeos marinhos é natural e está sendo acompanhado por biólogos, oceanógrafos e engenheiros ambientais, garantiu.
Já em junho, o secretário Ademir Filho explicou que os vermes surgiram na Praia da Camburi por causa de um fenômeno chamado Maré de Sizígia. Um alinhamento entre a Terra, o Sol e a Lua, no qual há alterações maiores na maré. No período entre os picos de maré baixa e alta, a fauna marinha acaba exposta, esclareceu.
Na ocasião, ele também detalhou que as poliquetas são parte importante da cadeia alimentar dos peixes, das arraias e até dos pássaros, quando ficam expostas na areia, como aconteceu nessa segunda-feira (31).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta