Cerca de 12 mil testes rápidos da Covid-19 serão utilizados até o próximo dia 20 para testar a população de Viana. O teste que identifica a presença de anticorpos da doença, isso é, se a pessoa já teve contato com o novo coronavírus servirá para fundamentar as decisões do município, segundo a prefeitura. A testagem é feita em qualquer morador de Viana que tiver entre 20 e 50 anos e chegar a um dos três pontos estabelecidos dirigindo ou guiando um veículo. Os testes acontecem no modelo drive thru morador deve estar dentro do carro ou em moto e o resultado sai em dez minutos.
A testagem está sendo realizada em três pontos da cidade: Praça de Marcílio de Noronha, Parque Linear, em Vila Bethânia, e no Parque de Exposições de Viana Sede. A prefeitura ainda ressalta que nas duas quartas-feiras até o dia 20 não haverá a testagem na Praça de Marcílio de Noronha.
Segundo reportagem da TV Gazeta, a escolha pela faixa etária se justifica pela grande contaminação de moradores entre 20 e 50 anos.
Para ser testado, basta chegar a um dos locais de carro ou moto. Segundo a secretária de saúde do município, Jaqueline Jubini, é preciso levar documentos e provar ser morador de Viana.
"Agora, quem chegar a pé aqui (Praça em Marcílio de Noronha0 não será testado. Mas pode buscar os serviços de saúde. Estando dentro dos critérios, com sintomas ou em convívio com pessoas que estavam com a doença, ela será atendida e será testada se for o caso", disse a secretária.
A autônoma Valquiria Jardim, que mora em Viana, aprovou a novidade, mesmo com os cuidados já recomendados, como o uso de máscara e o distanciamento social.
"Apesar dos cuidados, a gente não deixa de sair, ir ao mercado. Um vírus tão pequeno, mas que está matando. Isso daí [testagem] é um ponto a mais", contou.
Outra moradora que passava pelo local e que havia realizado o teste rápido, relatou que o resultado do teste poderia dar maior tranquilidade para conviver com familiares, principalmente com a mãe, que também mora em Viana. "Nem sabia, mas vi que estavam testando, aproveitei a folga", completou.
Com informações de Elton Ribeiro, da TV Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta