Banhistas de uma praia de Conceição da Barra, litoral Norte do Espírito Santo, se depararam com uma visita inusitada e vinda do Sul da Antártida. Um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi flagrado nadando e tomando um sol nesta quinta-feira (22) na Praia da Guaxindiba.
Segundo o diretor do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, trata-se de um animal adulto, que mede entre 2,80 metros e 3 metros, e não é incomum que essa espécie seja vista no litoral capixaba.
“É um animal proveniente da região próxima da Antártida, bem ao Sul. E acontece desses animais terem um deslocamento errático e virem parar nessas regiões com altitudes menores, podendo permanecer aqui por vários meses”, afirma.
Nos vídeos enviados por Leitores de A Gazeta, as pessoas que estavam no local se mantiveram longe do elefante-marinho. Lupércio afirma que essa é a melhor maneira de lidar ao se deparar com um animal como esse.
“A população deve colaborar. Evitar atrapalhar os momentos de descanso, que ele vem para a praia. É preciso não chegar muito perto, também não se aproximar com cachorro e outros animais. Ele vai e volta para o mar nos momento em que ele achar necessário”, explica.
A reportagem tenta contato com o Instituto Baleia Jubarte, responsável pelo monitoramento de animais marinhos da região. Assim que houver retorno o texto será atualizado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta