Um vídeo que circula nas redes sociais mostrando contas da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) engana ao afirmar que uma nova versão do boleto seria fruto de um golpe.
Em um vídeo divulgado na terça-feira (22), o responsável pela gravação mostra duas contas e aponta diferenças na tonalidade dos papéis e no tamanho dos boletos da companhia de abastecimento, afirmando que a conta que possui um QR Code e uma logomarca diferente seria elaborada por golpistas que estariam distribuindo os materiais nas casas da Grande Vitória.
A desconfiança, entretanto, não passa de mudanças realizadas pela própria Cesan — e que ainda não estavam esclarecidas — em suas contas. Segundo a companhia, o novo layout está em circulação desde setembro e o vídeo sobre golpe não procede.
A empresa de abastecimento afirma que a estrutura das contas foi alterada para que a leitura e o entendimento sobre as tarifas sejam mais claras para os clientes.
“A principal novidade desse novo formato é a inclusão do código Pix, que proporciona maior praticidade no momento do pagamento. Além disso, as informações estão agora organizadas de maneira mais clara e objetiva, garantindo a todos os usuários uma experiência ainda mais acessível”, explica a Cesan.
No vídeo, são apresentados dois modelos diferentes, sendo que o menor e sem QR Code é o antigo, emitido antes de setembro. Ou seja, não se trata de falsificação ou irregularidade, apenas de mudança na identidade visual da conta.
De acordo com a Cesan, o cliente que apontou o suposto golpe no vídeo foi identificado e contatado para esclarecimento da situação. Em caso de dúvidas, a companhia orienta para que clientes entrem em contato pelos canais oficiais de atendimento.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta