Banhistas que estavam na Praia da Costa, em Vila Velha, foram surpreendidos por uma companhia inusitada na manhã dessa terça-feira (12). Um filhote de lobo-marinho, um parente próximo do leão-marinho, que estava debilitado e com frio, apareceu na areia da praia.
O bichinho ficou na areia da praia e parecia mesmo não querer voltar para a água. Morador da Praia da Costa, Silas Basílio, que pensou que se tratava de uma foca, disse que o lobo-marinho apareceu por volta das 9h15 e chamou a atenção de quem estava na praia.
"Eu estava fazendo a caminhada aqui no calçadão, vi um pessoal aglomerando na areia, fui ver e era uma foca. Ela aparentemente está com frio, porque quando a água bate nela, ela vai mais para frente. Parece estar machucada, debilitada, só fica quietinha", contou Silas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, o animal é da espécie Arctocephalus australis e realmente estava debilitado. A pasta informou que a área onde o lobo-marinho estava foi isolada por agentes da secretaria, o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e do Instituto Orca.
O animal foi capturado, encaminhado para reabilitação e, depois, será solto no habitat natural dele. "A Secretaria de Meio Ambiente informa que encontrar animais marinhos nessa época do ano é normal, pois eles estão fugindo do inverno rigoroso no sul e quando chegam na costa é porque geralmente estão debilitados/desorientados", acrescentou a pasta.
A secretaria destacou também que a orientação para o caso de banhistas que encontrarem animais marinhos é ligar para o telefone 162 da Ouvidoria Municipal ou para o Ipram no 0800 0395005.
Os banhistas que estavam na Praia da Costa no momento em que o lobo-marinho apareceu pensavam que era uma foca. A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha confirmou que o visitante inusitado da costa capixaba é, na verdade, um parente próximo do leão-marinho.
"O nome lobo-marinho é devido as características que mais chamam atenção no corpo deles, que são os pelos. Quando jovens, os pelos são pretos, e quando estão mais velhos, eles ficam em com um tom marrom escuro. É parecido com o leão-marinho, porém é mais forte e tem o corpo mais robusto", apontou a secretaria.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta