Grande, bonito e imponente: esta poderia ser uma descrição do Morro do Moreno, um dos principais cartões-postais da Grande Vitória, mas também pode ser utilizado para detalhar um letreiro "estilo Hollywood" que talvez seja instalado sobre a área de vegetação no município, ao lado da Terceira Ponte. O nome "Vila Velha", como feito em Los Angeles, serviria como uma mensagem de boas-vindas e poderia virar referência para o turismo.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Vila Velha informou que a instalação do letreiro é uma "intenção" e que não há nada definido de forma oficial até o momento. Segundo a prefeitura, a instalação depende de um debate com a comunidade, que deve começar nesta quarta-feira (1º).
O projeto no "estilo Hollywood" não é a única mudança pensada pela Prefeitura de Vila Velha para o Morro do Moreno. A reportagem da TV Gazeta apurou que ainda há a possibilidade de mirantes serem instalados. Uma cafeteria pode ser construída no local para atrair turistas. O transporte das pessoas até o alto do morro poderá ser feito por meio de um bondinho, que também tem a viabilidade estudada. Conforme levantado, todas as instalações e novidades, caso aprovadas, devem custar R$ 21 milhões.
Moradores e frequentadores apontam, no entanto, o risco de degradação da área de mata e o efeito que as construções podem causar na região. O pedido de quem aproveita o Morro do Moreno para a prática de esportes, por exemplo, é que a administração municipal dialogue antes de implementar mudanças.
A inspiração para o letreiro que pode ser instalado em Vila Velha vem de Los Angeles, na Califórnia, e é considerado um dos principais pontos turísticos da região. Cada uma das letras tem 13 metros de altura. A grandiosidade do letreiro é demonstrada pela popularidade: quem passa pelo local precisa posar para uma foto. São mais de 100 metros de extensão entre o "H" e o "D".
O letreiro original foi inaugurado em 1923 e chamava atenção para "Hollywoodland". Naquele momento, as letras erguidas faziam parte de uma campanha publicitária para anunciar um empreendimento mobiliário. A ideia era deixar as letras expostas por um ano e meio. Mas o que era um anúncio virou parte importante da região, como um monumento. São 100 anos desde a instalação.
A linha do tempo do letreiro em Los Angeles:
A ideia do publicitário Harry Chandler, que na época trabalhava no jornal Los Angeles Times, custou $ 21 mil dólares. O objetivo era promover o empreendimento mobiliário. Atualmente, a "assinatura" de Hollywood atrai turistas de todo o mundo e já apareceu em grande obras do cinema. O letreiro tem até um site oficial, que conta a história da região.
O letreiro aparece, por exemplo, na abertura dos episódios da série "Um maluco no pedaço", em que Wiil Smith é o protagonista. A palavra também aparece ou é usada como referência nos filmes: "A louca história de Robin Hood", de 1993, "Independence Day", de 1996, "Bean", em 1997, "Sherk II", de 2004.
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