As famílias de crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de Vitória contarão com mais 13 escolas e creches em tempo integral no próximo ano, ocasião em que serão abertas novas 2.447 vagas para essa modalidade de ensino. O anúncio foi feito pelo prefeito Lorenzo Pazolini e pela secretária de Educação do município, Juliana Rohsner, na tarde desta terça-feira (5).
Ao todo, atualmente, há 17 unidades que oferecem essa modalidade na Capital. Dos mais de 40 mil estudantes, 4.137 mil estudam em tempo integral – número que deve aumentar para 6.584 com a novidade. São oportunidades tanto para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) quanto para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), as creches.
Entre as escolas enquadradas no projeto para 2024, seis passarão primeiro por uma fase de transição. Ou seja, 50% das matrículas serão destinadas ao tempo regular e 50% ao tempo integral. A lei prevê que a mudança seja concluída em até dois anos, mas, segundo a administração municipal, a expectativa é de finalizar antes desse prazo.
Instituições de ensino de Vitória que passarão a ser tempo integral em 2024:
Em transição:
Para ser tempo integral, uma unidade de ensino precisa oferecer pelo menos sete horas diárias de atividades, conforme uma lei federal de 2014. Em Vitória, a carga horária é de nove horas. Na educação infantil, esse período inclui um momento de banho, higienização e descanso; oficinas de arte e música; além de outras atividades lúdicas.
Já no ensino fundamental, o aluno ainda tem contato com iniciativas de tecnologia, eletivas e com o Projeto de Vida – iniciativa da administração municipal cujo objetivo é promover o autoconhecimento e a construção da identidade dos pequenos.
Segundo o prefeito, ter um aluno matriculado nessas escolas pode beneficiar toda a família, além de incorporar mais crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social. Pazolini apontou ainda que os investimentos superam os R$ 150 milhões.
"A modalidade possibilita que a família, por exemplo, possa fazer cursos profissionalizantes; buscar inserção no mercado de mercado; ir ao setor produtivo. Você transforma a vida da família, gera renda e melhora. Faz justiça social", afirmou.
Como funcionam os Cmeis Tempo Integral
- Público-alvo: crianças de 6 meses a 5 anos;
- Horários: 7h às 16h (5 horas para desenvolvimento de projetos e oficinas temáticas; 2 horas e 20 minutos para banho, descanso, jogos e brincadeiras; 40 minutos para almoço e jantar; e dois momentos de lanche).
Como funcionam as Emefs Tempo Integral
- Público-alvo: estudantes de 6 a 14 anos;
- Horários: 7h às 16h (oito aulas de 50 minutos – que também envolvem clubes de leituras, informática, entre outros; 1h e 10min de almoço; 40 minutos de intervalo).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta