Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória com comorbidades que já foram imunizados contra a Covid-19 deverão retornar ao trabalho presencial. Aqueles que estavam em trabalho remoto e já se vacinaram com as duas doses de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer ou com a dose única da Janssen deverão voltar a atuar nas unidades de saúde ou setores administrativos a partir de 1º de setembro.
A convocação foi feita pela Prefeitura de Vitória e publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (20). A exigência para o retorno é que tenha sido observado o prazo de ao menos 28 dias da aplicação da primeira dose das vacinas, com exceção daqueles que foram imunizados com a Coronavac, cujo período é de 14 dias após a primeira vacinação.
Eles receberão máscaras de proteção adequadas ao ambiente de trabalho, além de orientações sobre biossegurança, e não atuarão no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios. O não comparecimento dos servidores passará a ser contado como multa. Eles deverão apresentar o comprovante de imunização ao retornar ao trabalho presencial.
A portaria ainda determina que aqueles que estão impedidos de voltar para o presencial deverão ser submetidos à perícia médica junto a um médico do trabalho. Para casos em que servidores tiverem alguma contraindicação médica para tomar a vacina, deverão apresentar laudo comprovando a restrição.
A Secretaria Municipal de Saúde acrescenta que já imunizou com as duas doses ou dose única contra a Covid 28.243 trabalhadores da saúde em Vitória. Os servidores com comorbidades estavam afastados das atividades, atuando de forma remota, desde o decreto estadual de março de 2020, que determinou os protocolos para lidar com a pandemia. O novo protocolo atende aos termos da portaria de maio deste ano, publicada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta