A Prefeitura de Vitória decidiu retirar a exigência de avaliação médica para a realização de testes rápidos para a Covid-19. A partir desta terça-feira (18), é necessário apenas conseguir agendar uma das 380 vagas diárias disponibilizadas no site da prefeitura, sempre às 15 horas. Serão 13 unidades de saúde disponíveis para agendamento dos testes de antígeno. O resultado do exame sai em até 20 minutos.
Com a mudança no protocolo, quem busca o teste rápido na Capital não precisará apresentar sintoma, informar contato com um infectado ou ter uma prescrição médica em mãos. Quem quiser, pode agendar.
Como A Gazeta mostrou no dia 5 de janeiro, Vitória era a única cidade da Região Metropolitana que não oferecia a testagem por livre demanda. Agora, apesar do agendamento, a capital segue o padrão recomendado pela Secretaria de Estado da Saúde e reforçado pelo secretário Nésio Fernandes.
Serão disponibilizados 380 vagas por dia, todos os dias, às 15 horas. O agendamento pode ser feito pelo site agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online, selecionando a opção Teste Covid-19. A testagem de acordo com o agendamento tem início na quarta-feira (19).
O teste rápido de antígeno será realizado nas seguintes unidades de Saúde:
A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios do Espírito Santo ampliem a testagem para a Covid-19. A estratégia é importante, segundo especialistas, para rastrear os casos da doença, na tentativa de interromper a transmissão para outras pessoas.
Em uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado no dia 30 de julho de 2021, a Sesa estabelece que a testagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para identificação da Covid-19 "deverá ser disponibilizada a livre demanda a população, sem necessidade de prescrição médica".
§1º A testagem disponibilizada no Sistema Único de Saúde para identificação de infeção pelo SARS-COV-2 deverá ser disponibilizada a livre demanda a população, sem necessidade de prescrição médica, presença de sintomas ou contato conhecido como caso índice.
Portanto, o que era adotado pela administração municipal contrariava uma publicação do Estado. Agora, não há mais necessidade de prescrição médica em Vitória.
Em coletiva de imprensa na segunda-feira (17), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, não citou Vitória, mas afirmou que não é adequado o modelo de testagem baseado em sintomas ou avaliação médica.
A tentativa do governo do Estado é ampliar a testagem com novos pontos em todo o Espírito Santo. Não há risco de escassez de testes de Covid-19. Preferencialmente, os testes de antígeno são feitos em quem procura o sistema de saúde. Há determinados casos em que o RT-PCR é usado.
Os testes de antígeno, também chamado de teste rápido, e o RT-PCR são coletados da mesma forma, com o swab, uma espécie de cotonete que entra no nariz. A diferença está na análise do material humano. Enquanto o RT-PCR é enviado para laboratório, com resultado que pode sair em até 48h, o antígeno utiliza um kit semelhante ao teste de gravidez, com resultado que não ultrapassa 20 minutos. Os dois são confiáveis, mas o RT-PCR é considerado padrão ouro por ser mais sensível.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta