A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) vai intensificar, a partir desta semana, a busca ativa por pessoas que ainda não se vacinaram contra o sarampo, principalmente trabalhadores que atuam no aeroporto, na rodoviária e em hotéis que recebem muitos turistas na Capital. O propósito é aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo, em Vitória, a fim de impedir que o vírus entre e circule na cidade.
A primeira parte da ação começa nesta quarta-feira (15) nos hotéis Nobile Suítes, Ibis e Bristol, localizados nos bairros Camburi e Praia do Canto.
A secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen, ressalta que essa é uma medida de prevenção para evitar surtos da doença na Capital. "Apesar de o último caso registrado de sarampo em Vitória ter acontecido em 2013 e ter sido um caso importado, estamos atentos aos casos confirmados da doença em estados próximos ao Espírito Santo, como Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso nosso trabalho neste momento será proteger aqueles que possam ter contato com o vírus presente em outros locais”, comenta.
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de secreções respiratórias.
A imunização em Vitória pode ser realizada em 28 unidades de saúde. Confira:
No município de Vitória, a cobertura vacinal para sarampo é de 67% na faixa etária de um ano.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta