Com as férias de verão acabando, o retorno às aulas se aproxima para estudantes da educação infantil e do ensino fundamental e médio nas redes estadual e particular no Estado, assim como nos colégios municipais da Grande Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Na rede estadual, cerca de 200 mil alunos com idades entre seis e 17 anos voltam às salas de aula na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro. O ano letivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que não há idade limite, também retorna na data.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), foram ofertadas 270 mil vagas e algumas continuam sendo preenchidas por meio da lista de suplência da chamada pública escolar.
REDE ESTADUAL
Na rede estadual, as aulas retornam no próximo dia 2 de fevereiro. A Sedu disse que as vagas em aberto continuam sendo preenchidas. O prazo para as matrículas vai até o dia 7 de fevereiro, mas o processo não funciona mais de forma on-line.
A orientação da pasta é procurar a superintendência regional de educação da sua cidade. A partir disso, é possível verificar a escola mais próxima com vagas para matricular o aluno. Esse processo pode ser feito por telefone. Todos os contatos e endereços estão disponíveis no site da Sedu.
REDE PARTICULAR
De acordo com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), a sugestão de retorno das aulas é para o dia 6 de fevereiro. No entanto, cada escola tem autonomia para decidir a respectiva data de retorno.
REDE MUNICIPAL: VITÓRIA
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) informou que as aulas retornam no dia 6 de fevereiro e que, até a última semana de janeiro, estavam matriculados 40.535 estudantes. A rede atende a crianças a partir seis meses na educação infantil e não tem limite de idade para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Seme disse ainda que as matrículas na rede municipal ficam abertas o ano todo. A confirmação de matrículas para o ensino fundamental e EJA seguem até o dia 31 de janeiro. O contato com as famílias para as novas matrículas é feito pela unidade de ensino, obedecendo ao cadastro de solicitação de vaga, de acordo com o Sistema de Gestão Escolar (SGE).
Para a confirmação da matrícula, é exigida a apresentação de documentos de identificação e de comprovação de residência na Capital em nome do pai ou da mãe ou do responsável legal pelo estudante. Também é preciso levar:
REDE MUNICIPAL: CARIACICA
Em Cariacica, as aulas na rede municipal também retornam no próximo dia 6 de fevereiro para alunos do tempo regular e, no dia 13, para alunos das escolas em tempo integral.
No final de 2022 foram abertas mais de 9 mil vagas nas escolas da rede municipal. O número total de matriculados será contabilizado nos próximos dias, quando será encerrado o período de matrículas.
A faixa etária média dos alunos da rede municipal é de 1 a 14 anos, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
REDE MUNICIPAL: VILA VELHA
Em Vila Velha, as aulas em 2023 também retornam no dia 6 de fevereiro para a educação infantil, ensino fundamental e EJA, e no dia 7 de fevereiro para as escolas de tempo integral. As unidades de ensino já contam com 50 mil alunos matriculados, sendo a capacidade máxima de mais de 58 mil.
A chamada para matrícula continua. As secretarias escolares estão entrando em contato com os responsáveis pelos estudantes no telefone informado no cadastro do aluno para agendar a data e o horário para realizarem a efetivação.
REDE MUNICIPAL: SERRA
Na Serra, a volta às aulas acontece no dia 6 de fevereiro. As matrículas ainda estão em processo de efetivação. Até este momento, o total de alunos matriculados é de 61.366. Para o ano de 2023, foram abertas 14.881 novas vagas para a rede municipal.
UFES
O calendário acadêmico aprovado ainda em 2022 prevê o início das aulas do primeiro semestre letivo de 2023 no dia 13 de março. No dia 10 de fevereiro, será realizada uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes para confirmar a manutenção da data.
Haverá uma programação para os novos estudantes, que ainda não foi definida. Os novos alunos ainda não estão matriculados, pois o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não ocorreu. A Ufes ofertou 2.799 vagas para esta edição, e o período de inscrições, definido pelo Ministério da Educação (MEC), vai de 16 a 24 de fevereiro.
IFES
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) possui 22 unidades e cada uma tem o próprio calendário. Na maioria dos campi, as aulas começam a partir do dia 6 de fevereiro. Para 2023, são quase 6 mil novos estudantes, entre alunos de cursos técnicos e de graduação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta