> >
Aeroporto de Linhares ganha reforma em terminal para começar a operar

Aeroporto de Linhares ganha reforma em terminal para começar a operar

Com nova pista quase concluída, a atual área de passageiros deve passar por obras para receber voos comerciais no primeiro semestre do ano que vem

Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 11:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aeroporto de Linhares
Pátio e terminal de passageiros do Aeroporto de Linhares, que passará por reforma. (Divulgação/Prefeitura de Linhares)

Com as obras da nova pista de pousos do Aeroporto de Linhares na reta final, o governo do Estado e prefeitura o município planejam reformar nos próximos meses o terminal de passageiros. A ideia é fazer um “puxadinho” na estrutura atual para que o aeroporto possa começar a receber operações comerciais já no ano que vem.

Há, atualmente, um projeto em análise pelo Ministério de Infraestrutura para a construção de um novo terminal de passageiros no Aeroporto de Linhares, porém, essa obra depende de recursos federais, que podem demorar a sair. No momento, não há um prazo concreto para conclusão ou mesmo para o início dessa construção.

“[A nova construção] é algo muito grande, mas temos pressa. Temos a possibilidade de antecipar os voos diários, mas para isso precisamos fazer adequações no atual terminal”, afirmou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Os voos diários citados pelo prefeito seriam operados pela Azul, que já demonstrou interesse em fazer o trajeto Linhares-Confins, em Belo Horizonte. A intenção da companhia é oferecer cerca de cinco frequências semanais entre as cidades.

Se mantidos os planos, a aeronave que deve operar a rota será o turboélice ATR 72-600, com capacidade para até 72 passageiros. A empresa, procurada por A Gazeta pela confirmar ou não a operação, afirmou ter intenção de realizar as viagens para o local, mas disse que não há uma previsão para que isso ocorra.

De acordo com o prefeito de Linhares, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já autorizou a reforma do terminal atual, mas ainda precisa terminar a análise do projeto para que as obras comecem, o parecer pode sair ainda em 2020.

“Se a Anac devolver pra gente esse projeto ainda este ano, se a gente tiver que licitar a obra, no mais tardar o processo dura 90 dias. Com alguma segurança, a gente pode estimar que em abril de 2021 começa a ter voo regular em Linhares com 72 passageiros diários”, projeta.

O prefeito não informou quanto deve custar a intervenção, mas disse que serão feitas apenas adequações na estrutura atual, como implantação de banheiros, catracas, estrutura alfandegária, etc. Essas adequações, segundo ele, já permitiriam o terminal receber até mais de um voo comercial por dia, do mesmo porte da operação da Azul, caso surja interesse por parte das companhias aéreas.

“É um projeto muito esperado. Vai servir de apoio ao aeroporto da Capital. A gente busca colocar para operar, construir rapidamente o outro (terminal de passageiros), para começar a pensar no aeroporto de cargas. É o que toda a região, não só do Estado, mas leste de Minas e sul da Bahia, está esperando para começar a melhorar a logística de escoamento do agronegócio e da indústria”, diz.

Em nota, o governo do Estado afirmou que vai bancar a reforma com recursos próprios, em parceria com a prefeitura, mas também não falou em valores nem citou prazos para a obra.

Atual terminal de passageiros do aeroporto de Linhares
Atual terminal de passageiros do aeroporto de Linhares. (Reprodução / Google Maps)

NOVO TERMINAL DE PASSAGEIROS

Ainda segundo o Estado, a reforma do terminal atual não interfere no processo de contratação do novo terminal de passageiros, que está em fase de finalização de edital e que tem recursos garantidos para a nova estrutura.

O novo terminal será construído em outra área do Aeroporto de Linhares e não sobre o prédio já existente. Ele terá 2,5 mil m² e capacidade para receber até 7 mil passageiros por dia. O tamanho é pouco maior do que o antigo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória.

Além do novo terminal, o projeto que está sob análise do governo federal também prevê a construção de novas vias de acesso ao aeroporto e um estacionamento de veículos, seção contra incêndio, casas de força, Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo - EPTA, auxílios à navegação aérea e instalação de cerca operacional e patrimonial.

A obra terá o custo dividido entre o governo do Estado e o governo federal, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

PISTA PRONTA NO FIM DO ANO

Sobre a reforma da pista do aeroporto, o prefeito de Linhares afirmou que houve atrasos nas obras por conta das chuvas e alterações necessárias no projeto.

Nova pista do Aeroporto de Linhares está quase pronta
Nova pista do Aeroporto de Linhares está quase pronta. (Twitter Renato Casagrande/Reprodução)

A previsão atual é de que ela fique pronta no último dia de 2020. A nova pista do aeroporto terá 1.860 metros de extensão, maior que a existente, de apenas 1.350 metros.

Junto com a nova pista, também deverão ser entregues até o final do ano a ampliação do pátio de aeronaves, as pistas de taxiamento de aviões e a nova sinalização operacional. O investimento no projeto é de R$ 30,3 milhões.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais