> >
Aeroporto de Vitória terá shopping, centro de convenções e parque urbano

Aeroporto de Vitória terá shopping, centro de convenções e parque urbano

Eurico Aguiar Salles vai desenvolver um projeto imobiliário para as áreas ociosas do terreno. Entre os empreendimentos que podem se instalar ali estão hospitais e faculdades

Publicado em 27 de abril de 2022 às 12:17- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Projeto de área central do sítio do Aeroporto de Vitória tem conceito de minicidade
Projeto de área central do sítio do Aeroporto de Vitória tem conceito de minicidade. (Zurich Airport/Divulgação)

A concessionária do Aeroporto de Vitória tem planos de construir uma verdadeira cidade nos terrenos vazios que fazem parte da área do terminal. Além de shopping center, centro de convenção e hotéis, a proposta é instalar campi de faculdades, unidades de escolas, parque urbano com lago, atacarejo, hospital, área de esportes e pontos gastronômicos com bares e restaurantes.

A proposta é desenvolver nos próximos anos o plano imobiliário para esses espaços ociosos em volta do Eurico Aguiar Salles. A exploração pelo mercado da construção civil já era cogitada, conforme já mostrou A Gazeta.

Estão previstos ainda para a região empreendimentos como escola, arena multiuso, igrejas e escritórios. O anúncio do plano foi feito nesta quarta-feira (27) pela Zurich Airport, concessionária suíça que administra o terminal. A coletiva contou com a participação do CEO na América Latina, Tobias Markert, e de Ricardo Gesse, CEO no Brasil.

Um dos destaques deve ser uma rua gastronômica, que será construída no entorno do terminal com vários bares e restaurantes. "A gente quer fazer um novo Triângulo das Bermudas aqui", comentou Ricardo Gesse em referência a região na Praia do Canto onde existe um polo gastronômico.

O executivo afirmou que o objetivo é fazer do aeroporto um empreendimento que possa gerar fluxo constante de pessoas em todos os dias e horários, explorando várias vocações.

Área do aeroporto pode ganhar uma minicidade, com empreendimentos, como shopping, hotéis, restaurantes e faculdades
Ricardo Gesse apresentou a proposta de desenvolvimento imobiliário para a área do aeroporto. (Geraldo Campos Jr)

Hoje, a área total do Aeroporto de Vitória tem mais de 1 milhão de metros quadrados, ocupando 20% do território da capital do Espírito Santo. É a última grande área disponível para desenvolvimento imobiliário em Vitória.

O plano de desenvolvimento da Zurich para Vitória é inspirado em práticas da concessionária em outros terminais que ela administra pelo mundo, segundo Tobias Markert, CEO do grupo na América Latina.

A empresa construiu um "boulevard comercial" na frente do recém-inaugurado Aeroporto de Florianópolis, por exemplo, e uma mini cidade em formato de círculo nas imediações do Aeroporto de Zurique, na Suíça. Em Belo Horizonte, onde a Zurich tem participação na concessão, está em desenvolvimento o conceito de aeroporto-indústria.

CINCO ZONAS DE DESENVOLVIMENTO

A concessionária dividiu as áreas ociosas -  e possíveis de serem ocupadas comercialmente, considerando as limitações impostas pelo tráfego aéreo - em cinco zonas no entorno do sítio aeroportuário. São elas:

  • Varejo - área que margeia a Avenida Fernando Ferrari e que será destinada a empreendimentos varejistas, como a Leroy Merlin, já instalada no local. Para o local, há projetos avançados para implantação de um atacadista e um posto de combustível;
  • Logística - área na região da Rodovia Norte Sul, em Jardim Camburi, onde poderão ser abrigadas companhias de logóstica e prestadoras de serviços de carga aérea;
  • Serviço - loteamento já existente próximo ao estacionamento do terminal, na Avenida Adalberto Simão Nader, que será destinado a ser uma cidade do automóvel, com centro de revenda e serviços automotivos e com as marcas premium que atuam na cidade. Também tem potencial para receber um hospital de referência;
  • Desenvolvimento imobiliário - área no cruzamento da Avenida Dante Michelini com a Rodovia Norte Sul, no início de Jardim Camburi, que poderá abrigar projetos imobiliários;
  • Área central - uma verdadeira mini cidade entre o terminal e a Avenida Dante Michelini que poderá abrigar bares, restaurantes, shopping, parque urbano, centro de convenções e instituições de ensino.

"Temos as partes de logística e de varejo muito bem encaminhadas, e temos agora o desenvolvimento da área central, que estamos apresentando agora e que é um pouco mais trabalhoso. Isso porque são vários elementos que se conectam, precisa de um investimento alto para se fazer", explicou Ricardo Gesse.

Área do aeroporto pode ganhar uma minicidade. (Geraldo Campos Jr)

O planejamento consiste no que poderá ser desenvolvido na região do aeroporto nos próximos anos. O efetivo desenvolvimento, no entanto, depende da adesão de investidores à proposta. Segundo Ricardo Gesse, a Zurich já tem feito conversas sistemáticas com potenciais investidores.

O executivo não detalhou quais investimentos estão mais perto de serem confirmados, mas ponderou que toda a proposta feita pelo aeroporto é baseada na demanda.

Aspas de citação

A gente já está conversando com diversos investidores. Fizemos vários estudos para entender o potencial dessas múltiplas regiões, definimos as vocações para região e, a partir disso, faz um 'approach' sistemático no mercado para procurar investidores e para testar nossas ideias

Ricardo Gesse
CEO da Zurich Brasil
Aspas de citação

PRAZO DE CONCLUSÃO

Com o plano de desenvolvimento em mãos, a expectativa é que essas novas áreas - sobretudo a central, que prevê a mini cidade - estejam prontas num prazo entre cinco e oito anos.

Ricardo Gesse explicou que primeiro será preciso validar o conceito junto a investidores, confirmando os empreendimentos e fazendo a engenharia financeira para viabilizar a construção, e a partir de então iniciar os projetos e o processo de licenciamento ambiental. Só após isso iniciaria a construção.

NOVAS LOJAS DENTRO DO AEROPORTO

Além do desenvolvimento de negócios na área externa do aeroporto, a concessionária também prevê que dentro do terminal novas lojas sejam abertas em breve. A expectativa é que a ocupação de espaços internos se aproxime de 100% até o fim deste ano,

Estão previstas a abertura de duas unidades da cervejaria Heineken (uma no saguão e outra na sala de embarque), uma unidade do Subway,  uma nova cafeteria Delta Expresso, Forneria Ouro Preto e H Vegan.

AEROPORTO TEM NOVA MARCA

Além do planejamento imobiliário, a Zurich apresentou nesta quarta-feira (27) a nova identidade visual do aeroporto, que passa a levar a marca Vitória Airport, se adaptando ao modelo já usado pela concessionária em outros terminais, como o Floripa Airport (SC) e o BH Airport (MG). Confira:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais