> >
Alta no setor de serviços faz PIB do ES crescer no terceiro trimestre

Alta no setor de serviços faz PIB do ES crescer no terceiro trimestre

Crescimento, anunciado em coletiva nesta sexta-feira (6), foi de 4,1% em relação aos últimos quatro trimestres, acima do índice nacional

Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 19:17

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
 Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,7% no terceiro trimestre de 2020 (em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 3,9%)
PIB do Espírito Santo cresceu em todas as bases de comparação no terceiro trimestre. (José Carlos Daves/Agência F8/Folhapress)
Eduarda Lisboa
Repórter / [email protected]

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo registrou crescimento em todas as bases de comparação no terceiro trimestre de 2024. O indicador econômico capixaba ainda ultrapassou a média nacional, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O crescimento, anunciado em coletiva nesta sexta-feira (6), foi de 4,1% em relação aos últimos quatro trimestres. O Brasil, por sua vez, registrou evolução de 3,1% no mesmo período. Já no acumulado do ano, em comparação a 2023, o Estado apresentou crescimento de 2,9%, enquanto o país, de 3,3%.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o Espírito Santo apresentou alta de 2,5%. Além disso, o PIB capixaba também cresceu 0,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior, marcando o terceiro resultado positivo consecutivo.

O crescimento acumulado no ano chega a 2,9%, impulsionado pelos setores de Serviços, com um acréscimo de 5,8%, Indústria Geral, com 0,2% e Comércio Varejista Ampliado, com aumento de 1%. Durante a coletiva, também foi anunciado que o PIB nominal do Espírito Santo alcançou R$ 52,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024. Ao todo, o acumulado nos últimos quatro trimestres foi de R$ 203 bilhões.

Alta no setor de serviços faz PIB do ES crescer no terceiro trimestre

 O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, destacou que, na ausência de qualquer problema atípico até o fim do ano, existe a possibilidade de o Estado superar a média do crescimento nacional. “Estamos no caminho de encerrar o ano com saldo positivo, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e comércio. Além desses setores, é importante destacar que a indústria, que já registrou crescimento positivo em 2023, tem totais condições de repetir esse desempenho este ano”, ressaltou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais