Apagão cibernético: veja os serviços no ES afetados por pane global
Companhias aéreas chegaram a fazer check-in manual após sistemas ficarem fora do ar no Aeroporto de Vitória. Samu também apresentou problemas, mas, a princípio, instabilidade não tem relação com crise
Publicado em 19 de julho de 2024 às 12:32- Atualizado há 4 meses
O apagão cibernético em larga escala tem afetado alguns serviços no Espírito Santo. A pane global nos computadores prejudicou aluguel de carros e o serviço de companhias aéreas que atuam no Aeroporto de Vitória. O Samu também está sem receber chamadas. A princípio, o problema no serviço de emergência não está relacionado à falha mundial que se iniciou em milhares de computadores da Microsoft (entenda mais abaixo).
No mundo, bancos, empresas de aviação, emissoras de TV, supermercados e muitos outros negócios ficaram com sistemas fora do ar, impedindo atendimento ao público. Em território nacional, alguns aplicativos financeiros pararam de funcionar.
O 'caladão digital' chegou a causar filas e outros transtornos para quem iria embarcar em voos da Azul e da Latam em Vitória, obrigando o usuário a passar por check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual. A informação foi confirmada pela Zurich Airport Brasil, concessionária do terminal. Para evitar atrasos nas viagens, a Azul solicitou, inclusive, aos passageiros para chegarem mais cedo ao terminal Eurico de Aguiar Salles.
As duas empresas já voltaram a fazer o check-in de forma digital nesta tarde. A Gol afirmou não ter tido problemas até o momento.
Aeroporto de Vitória tem problema no check-in e operadoras fazem atendimentos de forma manual. (Ricardo Medeiros)
No Caso do Samu, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo pede à população para que os chamados sejam feitos por meio do número 27 2018-0836 enquanto o telefone 192 não volta a operar. O órgão ainda não esclareceu a origem do problema.
A Localiza, empresa nacional do ramo de aluguel de veículos e com ponto de atendimento no Aeroporto de Vitória, também foi alvo de indisponibilidade do serviço. Quem ligava para a locadora nesta manhã ouvia uma mensagem automática, alertando sobre as falhas e recomendando contato apenas a partir do meio-dia. No período da tarde, o atendimento foi reestabelecido.
Em todo o país, usuários reclamaram de dificuldades para usar apps de bancos como o Bradesco e Banco Pan, além de aplicativos das fintechs Next e Neon.
Serviços prejudicados até agora no ES
Bancos: Bradesco, Neon, Next e Pan
Aeroporto de Vitória: Latam e Azul fizeram check-in, etiquetagem e embarque de forma manual. Mas já voltaram a operação normal.
Samu: telefone 192 apresenta instabilidade, e serviço está sendo tocado pelo telefone 27 2018-0836. A princípio, falha não tem relação com apagão global
Localiza: serviço de aluguel de carros ficou prejudicado na parte da manhã, mas já opera com normalidade.
Serviços funcionando normalmente no ES
Banestes: afirma não ter registrado falhas no atendimento nem nos aplicativos
PicPay: diz que as operações estão normais
Viação Águia Branca: não está com sistemas fora do ar para emissão de passagens e embarque de passageiros
Prefeituras da Grande Vitória: órgãos afirmam que não apresentaram interrupção nos serviços, como agendamentos e serviços de saúde, além de outros atendimentos
EDP: empresa afirma que atendimento está operando sem falhas
Entenda o apagão cibernético e o que se sabe até agora
A temida tela azul, que aponta que um sistema está fora do ar, começou em milhares de computadores da Microsoft e se alastrou para demais serviços, alguns que usam ferramentas da bigtech.
O desarranjo em serviços digitais teve um efeito em cascata em bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e muitos outros negócios em todo o mundo. Só no setor aéreo, foram mais de 1.400 viagens prejudicadas. Os países mais prejudicados foram Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Hong Kong.
O estopim da crise foi uma atualização defeituosa do CrowdStrike Falcon, do provedor de cibersegurança e inteligências de ameaças CrowdStrike, utilizado por muitas empresas, inclusive a Microsoft, para gerenciar servidores. O programa faz a detecção de possíveis invasões de hackers e oferece respostas aos ataques. O sistema antivírus utilizado é considerado como de última geração.
Em nota, a CrowdStrike afirma que os clientes que trabalham com Mac e Linux não foram afetados e que o incidente não foi causado por um ataque cibernético. "O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes."
A Microsoft também explica em comunicado que a causa da pane foi corrigida, porém 365 aplicativos da empresa continuam sem funcionar.