Quem tentou usar os cartões da Dacasa Financeira nos últimos dias já deve ter percebido que eles pararam de funcionar. Isso ocorreu porque desde a última quinta-feira (13) a empresa está em liquidação extrajudicial determinada pelo Banco Central (BC). É importante lembrar que, mesmo diante deste quadro, os clientes da financeira devem continuar pagando suas faturas de cartões e empréstimos e que ainda não há previsão de quando o serviço deva retornar o funcionamento.
Por nota, a Dacasa Financeira informou apenas que "no momento a operação do cartão está suspensa e a situação está sendo administrada pelo liquidante nomeado pelo Banco Central".
Na manhã desta segunda-feira (17), a reportagem ligou para uma das agências da Dacasa para saber quais eram as orientações dadas a quem não está conseguindo usar o cartão da financeira. Uma das atendentes respondeu que o sistema dos cartões está fora do ar e que é preciso aguardar o retorno dele, mas não há previsão de quando isso deve ocorrer.
Já em um comunicado no seu site, a financeira informou que, em decorrência do processo do Banco Central, as lojas funcionarão normalmente para recebimento dos boletos já emitidos. Além disso, a partir desta segunda-feira (17), os novos empréstimos serão concedidos exclusivamente pela Portocred.
De acordo com o Banco Central, a Dacasa não poderá conceder novos empréstimos, e por isso repassa o atendimento à Portocred. Mas nada impede que uma outra financeira seja autorizada a prestar serviços nas lojas existentes da Dacasa, como a concessão de empréstimos. "A utilização dos pontos de atendimento físico da Dacasa para a prestação do serviço pela Portocred é relação comercial privada possível da qual o BC não participa", apontou o banco em nota.
A reportagem procurou a Portocred para saber detalhes operacionais sobre o seu funcionamento no Estado. A empresa limitou-se a dizer que: "Neste momento, não há pronunciamento por parte da Portocred".
A Dacasa Financeira e a Uniletra Corretora começam a passar por um processo de liquidação extrajudicial, no qual um liquidante passa a ser responsável pela administração das empresas. A decisão do Banco Central foi publicada no Diário Oficial na manhã da última quinta-feira (13).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta