"Houve suspensão de centenas de milhares" de contas poupança digital da Caixa, movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem e usadas para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. Foram suspensas por suspeita de fraude". A informação foi divulgada pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, na manhã desta terça-feira (21) em entrevista ao portal InfoMoney.
Segundo Guimarães ao portal, quem teve a conta bloqueada precisará comparecer presencialmente a uma agência da Caixa e comprovar sua identidade. "Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", afirmou.
O presidente da Caixa ainda apontou que as fraudes se originaram no início dos cadastramentos do auxílio. Ele afirmou ainda que, como muitas pessoas não possuíam celular, o banco permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, o que foi o "cerne da fraude". "Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas", enfatizou.
Guimarães ainda complementou que os responsáveis já foram identificados e que "rapidamente serão penalizados". Segundo ele haverá novidades em breve sobre o caso.
A reportagem entrou em contato com a Caixa para saber o número de contas bloqueadas por suspeita de fraude e quais os procedimentos para desbloqueio. O banco respondeu em nota que "o aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro. O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes. Assim, recomenda-se utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais".
O banco ainda disse que "adicionalmente, a área de segurança do banco monitora continuamente as contas e acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio preventivo da conta para proteger os clientes. Dessa forma, os usuários do Caixa Tem que receberem a mensagem Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro, devem seguir essa orientação para a regularização do acesso e conta".
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