Quem tem direito ao auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal não precisa ir até agências da Caixa e às lotéricas para poder sacar o valor. É possível transferir o dinheiro do aplicativo para conta-corrente de outro banco em nome até de outra pessoa. Essa medida é uma forma de o informal correr das enormes filas em meio à pandemia da Covid-19 e evitar se expor a doença.
A transferência do auxílio é feita diretamente pelo aplicativo Caixa Tem e não há cobrança de tarifa. De acordo com a Caixa, após o trabalhador pedir a transferência o valor entra na conta indicada no dia seguinte de manhã. Esse é o tempo normal para a compensação bancária.
Atualmente, o aplicativo vem recebendo um grande número de acessos, em média, 12 milhões de consultas por dia. Por isso, uma das recomendações é acessá-lo de madrugada, momento com menor fluxo, para fazer a transferência.
Quem tem direito pode transferir o auxílio emergencial para qualquer conta e sem cobrança de taxa. Para transferir:
Antes de tudo é preciso lembrar que só tem direito a essa renda emergencial as pessoas que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo governo federal, além de ser maior de 18 anos e ter renda dentro dos limites estabelecidos na lei. Tem direito:
Não pode receber quem:
O cadastro pode ser realizado pelo aplicativo da Caixa (clique aqui para baixar) ou pelo site (clique aqui para acessar). Você precisará dos seus documentos pessoais, um número de celular, e-mail, além dos dados da sua família, para fazer a inscrição.
Após o cadastro ser efetuado, o prazo para a Caixa avaliar a solicitação do auxílio emergencial é de cinco dias úteis após o envio do cadastro. Caso o benefício seja aprovado, o pagamento deve ser depositado em até três dias úteis depois da resposta. Caso não, é possível recorrer.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta