A partir de quinta-feira (18), o funcionamento de bares e restaurantes está proibido em todo o Espírito Santo. O serviço desses estabelecimentos só poderá ser realizados por meio de delivery. A restrição vale por 14 dias e faz parte de um conjunto de medidas de quarentena anunciadas, na tarde desta terça-feira (16), pelo governador Renato Casagrande (PSB) para controlar os casos de Covid-19 no Estado.
Nesta manhã, o Espírito Santo atingiu 91% dos leitos de UTI ocupados nas unidades de saúde, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Nas últimas 24 horas foram registrados 37 óbitos e mais de 2.400 casos de Covid foram confirmados. Ao todo, desde o início da pandemia, 346.544 pessoas foram diagnosticadas com a doença e 6.746 morreram.
Com o avanço de casos no Estado, o governo estadual passa agora a adotar medidas mais rígidas de isolamento social, com o objetivo de reduzir a interação das pessoas e, consequentemente, a disseminação do novo coronavírus. Com isso, apenas serviços essenciais para a população poderão funcionar, o que não inclui bares e restaurantes, exceto por meio de delivery.
Além disso, fica suspenso o atendimento drive-thru e take away, que é quando a pessoa retira o pedido no local e leva para casa. Assim, fica proibido qualquer atendimento ao público de forma presencial em restaurantes ou bares, seja na porta do estabelecimento ou com hora marcada.
Os bares e estabelecimentos podem, contudo, manter as atividades internas e de transações para entrega delivery de acordo com as medidas anunciadas pelo governo estadual. Ou seja, um restaurante está autorizado a manter funcionários para o preparo de alimentos, por exemplo. Mas o produto só pode ser comercializado via delivery.
O que está proibido?
- Atendimento presencial, seja com hora marcada ou na porta do estabelecimento
- Atendimento drive thru
- Take away (a pessoa retira no local e leva para casa)
O que é permitido?
- Atividades internas para preparação de alimentos, por exemplo
- Entrega via delivery
Quando as medida entram em vigor?
A partir de quinta-feira, 18 de março
Por quanto tempo elas duram?
14 dias, ou seja, até o dia 31 de março
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta