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BR 101: novo contrato prevê aumento de tarifa só se empresa cumprir cronograma de obras

BR 101: novo contrato prevê aumento de tarifa só se empresa cumprir cronograma de obras

Novas regras de contrato com a Eco101 foram apresentadas pela ANTT em audiência pública em Vitória, nesta terça (26); se empresa não cumprir metas por dois trimestres seguidos, contrato será encerrado

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 19:00

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Trecho da BR 101 no Espírito Santo
Trecho da BR 101 no Espírito Santo . (Wilson Rodrigues)

Aprovada há alguns meses pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e inédita no país, a repactuação do contrato da Eco101, concessionária que administra a BR 101 no Espírito Santo desde 2013, foi apresentada nesta terça-feira (26) em Vitória, em audiência pública.

A proposta de readaptação do contrato dos 478,7 quilômetros da rodovia apresentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê investimentos de R$ 10,3 bilhões, sendo R$ 2,2 bilhões aplicados nos primeiros três anos, para duplicar 84 quilômetros. O trecho já duplicado ou em execução soma 117 quilômetros. No geral, está prevista a duplicação a partir da repactuação do contrato de 170,7 km, 15 km de contornos e outros 41,1 km de faixas adicionais.

E dentro do contrato, estão previstas penalidades mais rigorosas em caso de descumprimento do que está previsto no documento. O novo contrato prevê que as tarifas do pedágio só vão subir caso a Eco101 cumpra e entregue no mínimo 90% das obras de duplicação previstas no período. 

A secretária Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, explicou que o acompanhamento nos três primeiros anos de novo contrato, considerado um período de transição, será trimestral e feito também com verificador independente, contratado pela Infra SA. Se a empresa não cumprir as metas por dois trimestres seguidos, alcançando percentual de 80% da execução, o contrato será encerrado, o que é chamado de caducidade expressa.

BR 101: novo contrato prevê aumento de tarifa só se empresa cumprir cronograma de obras

O superintendente de concessão de Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, detalhou que após os primeiros três anos de contato, o acompanhamento do cumprimento das metas passa a ser anual. E se a empresa não cumprir entre 80% a 100% das metas também não consegue subir tarifas, por exemplo.

Aspas de citação

Se houver um descumprimento por mais de dois trimestres, você instala esse processo de extinção. É antecipado e é um processo de no máximo 120 dias até a concessionária sair. E ela sai de forma consensual, porque já concordou com isso previamente, baseado em metas objetivas de descumprimento. Então, tudo aquilo que a gente viu de quebra nos cronogramas, publicações, interseccionais, aquelas serão as metas que vão estar desdobradas dentro de metas trimestrais

Marcelo Fonseca
Superintendente de concessão de Infraestrutura da ANTT
Aspas de citação

O aumento da tarifa está previsto para seis meses depois que a assinatura do novo contrato for feita, o que está previsto para metade de 2025, depois de passagem por leilão na B3. Dessa forma, os valores começam a subir no final de 2025. O reajuste tarifário será de 28,53% em seis meses, 25% em 18 meses e 35% em 30 meses. Segundo os representantes da ANTT, o degrau tarifário vai ajudar a custear as obras previstas para o início da nova concessão.

O vice-governador Ricardo Ferraço participou da audiência pública e considerou positiva as determinações para garantir a realização das obras. "Essa é a preocupação que todos nós temos, ou seja, de que não aconteça nesse segundo ciclo o que aconteceu no primeiro. E a curva do aprendizado indicou aperfeiçoamento nos contratos. Então eu espero que agora, com o cumprimento disso que está previsto em contrato, a gente tenha um princípio, meio e um fim para esses investimentos", destacou.

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