O Espírito Santo conquistou o terceiro lugar na categoria arábica, no Coffee Of The Year (COY) 2022. A Pousada Villa Uliana, do município de Domingos Martins, foi o premiado nesta sexta-feira (18), na Semana Internacional do Café (SIC 2022), um dos eventos mais importantes do segmento em todo o mundo. A cerimônia ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais.
"Muito feliz e realizado com essa conquista, porque é a primeira vez que mandamos a amostra para o prêmio. É um trabalho realizado há mais de 15 anos com muito amor e dedicação de toda família", ressaltou o produtor, Vagner Uliana.
Nesta edição, foram 505 amostras enviadas de nove estados, envolvendo 415 propriedades rurais. Ao todo, foram 44 variedades de café.
"Os cafés capixabas sempre são destaque em premiações de nível internacional. Isso valoriza não só nós, produtores, mas toda a região. O Governo do Estado vai continuar investindo na modernização e na implantação de novas tecnologias para o desenvolvimento da nossa cafeicultura", disse o secretário de Estado da Agricultura, José Roberto Macedo Fontes.
O Espírito Santo é tricampeão brasileiro, na categoria canéfora e bicampeão na categoria arábica. Em 2018, dois produtores do Espírito Santo levaram a premiação do concurso, que elege os melhores cafés arábica e conilon (canéfora) do Brasil.
Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon.
A premiação Coffee of the Year (COY) elege os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil por meio de voto popular e da avaliação profissional de juízes nacionais. Criado em 2012, o COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando, assim, o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as 180 melhores amostras participam das mesas de cupping durante o evento e são provadas por compradores nacionais e internacionais.
Destas amostras, as 15 melhores classificadas são preparadas e disponibilizadas para degustação às cegas e voto do público (10 amostras de arábica e 5 de canéfora). A revelação e premiação da amostra mais votada acontece no último dia do evento no auditório principal e com a presença dos visitantes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta