> >
Caixa paga juros após atraso no depósito de restituição do IR

Caixa paga juros após atraso no depósito de restituição do IR

Após série de reclamações nas redes sociais, banco estatal passou a enviar os valores corrigidos; atraso, que superou 5 dias, ainda segue sem explicações oficiais

Publicado em 11 de junho de 2024 às 14:27

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Caixa
Agência da Caixa Econômica Federal na Reta da Penha, em Vitória. (Carlos Alberto Silva)
João Barbosa
Repórter / [email protected]

Após o atraso e a falta de explicações sobre a demora no pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda, a Caixa Econômica Federal anunciou que os depósitos realizados incluem o pagamento de juros, com a correção pela taxa Selic, conforme o tempo de demora para a quitação do compromisso financeiro.

Desde 31 de maio, data marcada para o pagamento aos contribuintes contemplados no primeiro lote da restituição do IR, milhares de brasileiros registraram reclamações nas redes sociais e nos canais de atendimento do banco estatal, sinalizando o não recebimento dos valores. Já quem recebia em atraso notava a falta da correção dos juros.

Entretanto, após as reclamações, a Caixa passou a enviar os valores corrigidos da restituição.

Notificação da Caixa Econômica anunciando o pagamento dos juros do IRPF 2024
Notificação da Caixa Econômica anunciando o pagamento dos juros do IRPF 2024. (Reprodução)

“Prezado cliente, foi creditado em sua conta o valor identificado como 'JUROS IRPF', referente à correção pela Selic da sua restituição do IRPF/2024. Pedimos desculpas pelo ocorrido e agradecemos a compreensão”, informou a instituição ao enviar os valores.

Caixa paga juros após atraso no depósito de restituição do IR

Atraso segue sem explicações

A Caixa ainda não esclareceu o motivo do atraso do primeiro lote. Afirmou, apenas, que a situação foi regularizada. Para quem não recebeu, a instituição recomenda conferir a situação no portal E-CAC da Receita Federal e solicitar reagendamento dos créditos no Banco do Brasil.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais