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Celular: Anatel investiga operadoras por não repassarem corte de ICMS

Celular: Anatel investiga operadoras por não repassarem corte de ICMS

Boletos de telefone de clientes permanecem com o valor inalterado. Operadoras garantem que repasse ainda será feito. Entenda

Publicado em 22 de agosto de 2022 às 09:32

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma investigação contra as operadoras de telefonia e internet para apurar os motivos de essas organizações não estarem repassando para o consumidor o corte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O imposto menor deveria gerar economia de até 11% nas faturas de celular, telefone fixo, internet banda larga e TV por assinatura. No entanto, esse desconto não aconteceu. As informações são do Estadão.

No Espírito Santo, as teles com maior número de clientes e abrangência de sinal no Espírito Santo, Vivo, Claro e Tim, ainda não estão repassando o desconto tributário para os clientes no Estado, conforme mostrou A Gazeta, na última sexta-feira (19).

Anunciada há mais de um mês pelo Governo do Estado, a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para os combustíveis, a energia elétrica e a comunicação foi estipulada em um valor máximo de até 17%, conforme o decreto estadual 5.164-R. Anteriormente, o tributo somente do setor de telecomunicações era de 25%.

No caso das faturas com vencimento em agosto e setembro das operadoras Vivo e Claro,  as contas já mostram essa redução no imposto, mas o preço cobrado dos clientes permaneceu inalterado.

Celular no aplicativo de músicas
Conta de celular não teve redução após corte de ICMS. (Pixabay)

Em uma conta de internet da Vivo, de uma cliente de Vitória, o ICMS cobrado diminuiu R$ 5,60, passando de R$ 17,50 (em junho) para R$ 11,90 (em agosto). Mas, no valor final do boleto, a consumidora pagou os mesmos R$ 111,18 pelo serviço em ambos os meses.

Contas de cliente da Vivo, apesar da rdução da alíquota do ICMS, continuam com o mesmo valor.
Conta de cliente da Vivo, apesar da redução da alíquota do ICMS, continua com o mesmo valor final. . (Reprodução)

Em outra conta de telefone e internet de uma cliente da Claro, também moradora da capital, a empresa apresentou a nova alíquota de ICMS, no boleto a ser pago em setembro. Mas o valor final permaneceu o mesmo dos meses anteriores: R$ 118,40.

Contas de telefone
Contas da Claro, com mesmo valor final, após redução do ICMS. (Reprodução)

Como é possível ver no resumo do boleto, em junho, a consumidora pagou R$ 20,62 relativos a ICMS de uma conta de R$ 118,40 (R$ 82,47 referentes ao serviço de telefonia e R$ 35,93 relacionados a aplicativos). Já na conta de setembro, foram cobrados R$ 14,02 do imposto estadual. Ainda assim, o boleto ficou no mesmo valor de junho (R$ 118,40), não apresentando o desconto de R$ 6,60, que seria garantido pelo valor menor do tributo.

Conta de setembro (em cima) e boleto de junho (em baixo) da Claro traz redução do imposto, mas não muda valor final da fatura pago pelo consumidor
Conta de setembro (em cima) e boleto de junho (abaixo) da Claro trazem redução do imposto, mas não mudam valor final da fatura a ser paga pelo consumidor. (Reprodução)

Nas contas da Tim, mesmo com vencimento em agosto, o tributo cobrado pelo ICMS continua sendo 25%, mais de um mês após a redução da alíquota do imposto no Espírito Santo. 

Procuradas pela reportagem, as operadoras de telefonia se posicionaram por meio de notas.

A operadora Vivo informou que aplicará a redução da alíquota do ICMS nos preços dos seus serviços, seguindo a definição de cada Estado sobre o tema. Disse ainda que, neste momento, trabalha para "realizar as adaptações em sistemas e mais informações serão comunicadas diretamente aos clientes oportunamente".

A Claro informou que  mantém seu compromisso de repassar aos seus clientes o benefício da redução do ICMS. No entanto, ressaltou que "a conclusão das adaptações sistêmicas necessárias requererá um pequeno período de transição".

A operadora, que não deu prazo para os clientes receberem esse desconto em suas contas,  disse ainda que "estas adaptações se tornam ainda mais complexas na medida que a adesão dos estados às novas alíquotas tem ocorrido em tempos distintos".

De acordo com a Tim, o repasse da redução da alíquota do ICMS para os consumidores está sendo feito em fases, contemplando novos e atuais clientes em momentos distintos.

“Desde 7 de agosto, quem contrata um plano pós-pago ou controle já conta com a redução do valor. O TIM Controle Smart, por exemplo, passa a custar R$ 46,99 (o valor era de R$ 49,99). Já o TIM Black 15GB teve seu valor reajustado de R$ 109,99 para R$ 99,99. No pré-pago, as mudanças começaram em 14 de agosto, com até 1GB a mais nos pacotes de internet, mantendo os valores de recarga comercializados”, informou a operadora.

A Tim pontuou ainda que as mudanças serão estendidas aos clientes que já estão na base ao longo do processo de implantação dos repasses, assim como a definição das condições das demais ofertas.

PROCON ESTADUAL JÁ RECEBE RECLAMAÇÕES

Segundo o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, o instituto tem recebido reclamações de consumidores que constataram que algumas empresas do segmento de combustível e telecomunicação não reduziram a alíquota do ICMS.

“O Procon Estadual está notificando as empresas para prestar esclarecimentos e devolver ao consumidor a quantia paga indevidamente, em dobro, conforme dispõe o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. Essas demandas serão encaminhadas ao setor jurídico para análise de autuação. As demandas relacionadas à falta de redução da alíquota do ICMS nos postos de combustíveis estão sendo encaminhadas ao setor de fiscalização para apuração”, acrescentou Athayde.

Para registrar a reclamação no Procon Estadual, é importante que o consumidor apresente cópia dos seus documentos pessoais como a Carteira de Identidade, o CPF, as faturas e, no caso de abastecimento, a nota fiscal do posto.

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