Publicado em 10 de julho de 2020 às 16:57
Por trás de uma empresa admirada tem um time de profissionais de peso que contribuem para o posicionamento certeiro do negócio. Segundo especialistas, a comunicação adequada para o público-alvo é uma das missões das agências de publicidade que se tornaram fundamentais para não só impulsionar as vendas, mas também para lapidar o poder das marcas.
"O papel de uma agência de publicidade é criar um posicionamento para a marca, torná-la conhecida, e desta forma alavancar os negócios. É pensar que ainda vale a máxima de fazer com que o seu cliente seja visto, mas é preciso que ele, mais do que visto, conquiste seu público, seja engajado e tenha propósito enquanto negócio", explica Adriana Chamas, diretora de atendimento da A4 Publicidade.
De acordo com a especialista, as agências são grandes aliadas para traçar as estratégias de conquista do público. "Marcas hoje em dia têm poder na medida em que constroem propósitos, têm de fato atitudes diante dos seus consumidores. E a agência de publicidade é a grande parceira da marca neste processo de construção de propósitos. Ela, junto ao cliente, pode ajudar a pensar e a traçar estratégias de mercado", observa Adriana.
Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho de uma agência não se resume a criar comerciais, ressalta Luiz Roberto Campos da Cunha, presidente da Danza. "É muito além disso. É criar a conexão entre marcas e consumidores, um vínculo que transcenda uma relação comercial para torná-la relevante, inesquecível e imprescindível na vida das pessoas", explica o especialista.
Para o CEO da holding de comunicação Beta Rede, Rimaldo de Sá, é de responsabilidade das agências participar da evolução e do desenvolvimento dos negócios dos clientes. É preciso, reforça ele, dar sentido às marcas por meio da comunicação.
Rimaldo de Sá
CEO da holding de comunicação Beta RedeAinda segundo Rimaldo, não contar com o apoio de uma agência pode fazer com que as empresas não enxerguem o mundo e o mercado pelo olhar de fora da instituição. "Não ter uma agência parceira e comprometida pode limitar as marcas a encontrar soluções de comunicação dentro de uma bolha que é o dia a dia da empresa. Essa troca e a riqueza de repertório que uma agência traz para os negócios é um valor fundamental nos dias de hoje. Não usufruir desse diferencial seria um erro."
Adriana Chamas faz a mesma ponderação e destaca que, sem uma visão ampla de mercado, as empresas serão míopes em relação a várias questões. Sem contar com uma agência, diz a diretora da A4, pode ser que as empresas não trabalhem com dados de pesquisa, o que na maioria das vezes as leva a tomarem decisões equivocadas e se posicionarem de forma amadora diante de um mercado cada vez mais concorrencial e profissional.
Adriana Chamas
Diretora de atendimento da A4 PublicidadePara Luiz Roberto, uma agência de referência precisa estabelecer, desde o início, uma relação de parceria. De acordo com ele, essa confiança não se limita apenas ao cliente. É preciso dividir esse sentimento com outros profissionais que também fazem a roda girar.
Luiz Roberto Campos da Cunha
Presidente da DanzaNeste cenário da publicidade, Rimaldo de Sá ainda complementa que é fundamental as empresas manterem um diálogo aberto. "Estejam próximos de suas agências, debatam, questionem e participem. Estar na memória das pessoas é um desafio que exige esforço, dedicação e talento. Estando com um bom parceiro de comunicação essa caminhada será surpreendente, vencedora e transformadora para o seu negócio", finaliza.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta