Muitas pessoas foram atingidas com o bloqueio de contas movimentadas pelo Caixa Tem. Entre os benefícios pagos na poupança digital estão o auxílio emergencial de R$ 600, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e até mesmo o saque-emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Nesta quinta-feira (23), a fila de uma agência da Caixa em Campo Grande, Cariacica, dava voltas no quarteirão. Todos buscavam liberar o recurso que havia sido barrado.
Devido a falhas e suspeitas de fraudes, a Caixa optou não fazer o pagamento para alguns beneficiários, bloqueando o recurso ou suspendendo o acesso ao aplicativo. A medida para impedir uso ilegal do recurso, também impossibilitou que pessoas que precisam do dinheiro tenham acesso a ele.
De acordo com a Caixa, "centenas de milhares" de beneficiários estão sem receber, sem informar o número exato. Os pagamentos podem ter sido desativados por dois motivos:
Para saber em qual você se encaixa, basta olhar no aplicativo Caixa Tem, que mostra o motivo e orientação do que fazer, como na imagem abaixo.
Em entrevista a Rádio CBN Vitória na última quarta-feira (22), o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal no Espírito Santo, Denis Matias, afirmou que o número de contas bloqueadas no Estado é relativamente grande já que mais de 1 milhão de capixabas recebem o auxílio, mas também não revelou a quantidade exata.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a maioria das contas bloqueadas foram utilizadas por hackers. Eles se aproveitaram da liberação do uso de um mesmo celular para cadastrar vários pedidos do auxílio emergencial.
Para não ter a conta bloqueada a recomendação é fazer o login de apenas um usuário por celular. Ou seja, acessar apenas uma conta de cada aparelho.
Além disso, a Caixa recomenda utilizar apenas os aplicativos oficiais do banco, que devem ser baixados diretamente na PlayStore ou Apple Store, e jamais compartilhar informações pessoais.
"A Caixa reforça que o aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro. O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes", ressaltou o banco em nota.
No caso de contas bloqueadas por indícios de fraudes, será preciso ir até uma agência bancária, de acordo com calendário escalonado por mês de aniversário (veja o calendário abaixo). As datas vão desta sexta-feira (24), para os nascidos em janeiro, fevereiro e março, até 17 de agosto, para os nascidos em novembro e dezembro.
O problema do sistema encontrado pela Caixa para evitar aglomerações é que, quem faz aniversário nos últimos meses do ano (novembro e dezembro), vai receber o auxílio a que tem direito quase um mês depois de quem nasceu entre janeiro e março, por exemplo.
O processo é feito imediatamente e em cerca de 15 minutos o trabalhador já pode acessar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, não adianta ir fora da data porque a liberação do dinheiro obedece ao mesmo calendário. Dessa forma, se você nasceu em agosto, setembro ou outubro, só conseguirá receber entre 10 e 14 de agosto, por exemplo.
O caso de quem teve o pagamento suspenso por inconsistência cadastral é um pouco mais simples de se resolver do que o por suspeita de fraude. Não é preciso ir pessoalmente à agência e pode resolver tudo pelo aplicativo Caixa Tem.
Basta realizar o login no aplicativo Caixa Tem e clicar em "Liberar acesso". Nele, o beneficiário receberá uma mensagem dizendo "Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp". Logo em seguida, você vai receber outra mensagem que diz "Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO".
Ao clicar no link da mensagem, o usuário será direcionado para uma janela do WhatsApp, em que os documentos pendentes serão pedidos. Depois de enviar os documentos por meio do app, segundo a Caixa, o desbloqueio será feito em até 24 horas.
É importante lembrar que todo tramite deve ser iniciado pelo aplicativo Caixa Tem. Outros meios como e-mail, whatsapp e SMS não serão utilizados pelo banco para avisar sobre o bloqueio, para evitar fraudes.
Veja abaixo o vídeo do presidente da Caixa explicando sobre os bloqueios de contas.
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