O governo federal anunciou na manhã desta terça-feira (7) os detalhes do cadastro e pagamento do benefício de R$ 600 aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e membros do Bolsa-Família por conta da crise do coronavírus.
Também poderão receber o benefício os trabalhadores intermitentes que tenham renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00).
O cadastro poderá ser feito pelo site auxilio.caixa.gov.br. Tal inscrição é voltada para os trabalhadores informais, microeempreendedores individuais e contribuintes individuais no INSS que não estejam com cadastro no CadÚnico, do governo federal. Pessoas que fazem parte do Bolsa Família também não precisam se inscrever.
A inscrição também pode ser feita no app Caixa | Auxílio Emergencial acessado pelo Play Store (Android) e pelo Apple Store (IOS).
O banco também divulgou o calendário de pagamentos e o aplicativo que poderá ser baixado no celular para o público-alvo solicitar a ajuda federal. O App chamado de Caixa Auxílio Emergencial pode ser acessado pelo Play Store (Android) e pelo Apple Store (IOS). O banco havia previsto divulgar o cronograma de repasses na última segunda-feira, mas isso não ocorreu.
Segundo o Ministério da Cidadania, o pagamento vai começar a ser feito na quinta-feira (9) para pessoas que estão no CadÚnico e são correntistas do Banco do Brasil ou poupadores da Caixa. Na semana seguinte, na terça-feira (14), devem receber os demais membros do CadÚnico.
Os trabalhadores informais que estão se cadastrando no site ou no aplicativo disponibilizados pelo governo devem receber a partir do dia 14 já que o cadastro precisará ser conferido pela Dataprev.
Por fim, a partir de quinta-feira (16) começam a receber as pessoas que fazem parte do Bolsa Família estas pessoas não precisam fazer nenhum tipo de cadastro para receber o benefício.
Pelo site:
Basta acessar o endereço auxilio.caixa.gov.br e clicar em Realize sua solicitação, no lado direito da tela.
Na sequência, o interessado deverá ler as regras para fazer parte dos beneficiários e clicar nas duas caixas na parte inferior do texto. Essas duas caixas dizem que o interessado se enquadra nas condições apresentadas e que autoriza o acesso e uso aos dados para validar a informação.
Depois, deve-se clicar em Tenho os requisitos, quero continuar.
Por fim, o cidadão deve preencher o nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e clicar na caixa não sou um robô, e depois, continuar.
Pelo aplicativo:
Comece buscando pelo aplicativo Caixa | Benefício Emergencial pela loja do smartphone seja ele android ou iOS.
Faça o download e abra o aplicativo.
Clique em Realize sua solicitação
Leia as informações e clique nas duas caixas na parte inferior do texto. Essas duas caixas dizem que o interessado se enquadra nas condições apresentadas e que autoriza o acesso e uso aos dados para validar a informação.
Depois, deve-se clicar em Tenho os requisitos, quero continuar.
Por fim, o cidadão deve preencher o nome completo, CPF, data de nascimento, nome da mãe e clicar na caixa não sou um robô, e depois, continuar.
Passos iguais tanto no celular quanto no site:
No passo seguinte o usuário deverá cadastrar um número de telefone e operadora para receber o código de acesso às informações.
Em até 10 minutos o usuário irá receber um código pelo celular indicado. Este código deve ser preenchido na tela seguinte:
Passada esta etapa, o usuário deverá colocar os dados econômicos e clicar em continuar. Já na próxima tela a pessoa deverá informar o CPF de todos os membros do grupo familiar.
Mais adiante a pessoa que quiser receber o benefício deverá escolher como quer receber o benefício: se em uma conta já existente, ou se em uma conta digital a ser aberta pela Caixa.
Depois de escolhida a opção vai aparecer o resumo dos dados do usuário, com a opção de corrigir alguma informação que estiver errada. É preciso ler novamente os termos e condições e concluir a solicitação. Por fim, aparecerá a imagem de que a solicitação foi concluída e que está em análise.
Segundo a Caixa, a expectativa é que as análises sejam feitas em até 48 horas.
O governo criou o telefone 111 para tirar as dúvidas sobre o cadastro (ele não serve para fazer o cadastro). Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, as pessoas que não conseguirem fazer o cadastro no site ou no aplicativo podem ir até uma lotérica ou agência da Caixa.
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