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Como usar um dos 5 novos serviços de pedágio automático da 3ª Ponte

Como usar um dos 5 novos serviços de pedágio automático da 3ª Ponte

A Via Expressa deixará de operar na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol. Motoristas terão que contratar novo serviço e trocar tags. É preciso estar atento, no entanto, as mensalidades que são cobradas além da tarifa para transitar no local

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 16:10

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Praça de pedágio da Terceira Ponte: cobrança automática atualmente é aceita apenas pelo TAG da Rodosol
Praça de pedágio da Terceira Ponte: cobrança automática atualmente é aceita apenas pela tag da Rodosol. (Fernando Madeira)

Cinco empresas já devem começar a operar nos sistemas de cobrança automática da Terceira Ponte, em Vila Velha, e no km 30 da Rodovia do Sol, em Guarapari, no próximo dia 15 de dezembro. A partir desta data, a operação deixa de ser responsabilidade do Sistema Rodosol e fica sob o comando das licenciadas Veloe, Green Pass, Sem Parar, ConectCar e Move Mais.

Como usar um dos 5 novos serviços de pedágio automático da 3ª Ponte

Por causa da mudança, os usuários precisarão escolher qual das empresas melhor lhe atendem até o dia 21 de julho do ano que vem. Também devem fazer a rescisão do contrato com a Via Expressa - que faz hoje o atendimento - e, além disso, trocar a tag (aparelhos que ficam colados no vidro dianteiro e que liberam as cancelas do pedágio).

Os motoristas que já dependem do atual sistema de cobrança e fazem a utilização do aparelho apenas nas duas praças não terão custos adicionais. Ou seja, ficarão isento de cobranças de taxas ou mensalidade, tendo que arcar apenas com o custo do pedágio. Mas, caso o usuário queira passar em outros rodovias do Estado ou do país com a mesma tag ou ter acesso a um estacionamento comercial, por exemplo, precisará adquirir um plano personalizado, neste caso, há uma cobrança extra, além do valor do pedágio.

Quando forem optar por um pacote mais completo, no entanto, os usuários precisam observar o que cada empresa oferece. Além da cobrança automática, algumas delas também disponibilizam diferentes opções de serviços, como pagamento de estacionamento, lanchonetes, restaurantes, entrada em estacionamentos de shoppings, pagamento de abastecimento em postos de gasolina, entre outros. 

Para fazer a contratação, os condutores devem entrar em contato com os canais de venda de cada empresa, onde serão informadas as condições dos planos e quais são as mais indicadas de acordo com as necessidades específicas de locomoção. 

MOTIVO DA MUDANÇA

A troca de gestão será feita para padronizar o sistema de pagamento automático nas rodovias do Espírito Santo. Atualmente, a Rodosol utiliza uma infraestrutura mais antiga, baseada em frequência de 5,2 GHz. O alcance da Via Expressa – cuja cobertura se restringe às praças de pedágio da Rodovia do Sol e da Terceira Ponte – é incompatível com o utilizado em outras rodovias do país e inviabiliza que outras empresas disponibilizem seus serviços.

Em dezembro, o sistema deverá ser substituído por equipamentos com antenas de 915 MHz, conforme uma resolução da Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), publicada no início do ano. Neste caso, o sistema de cobrança da Rodosol deixará de firmar novos contratos, mas seguirá sua operação até o encerramento definitivo, previsto para maio de 2021.

Segundo o presidente da Rodosol, Geraldo Dadalto, o cancelamento poderá ser feito em um site que será disponibilizado ou por telefone. “No mês que vem, teremos um hot site para os usuários começarem a fazer o cadastro para rescisão do contrato e devolução do tag. Qualquer dúvida, podem ligar para 0800 2838 100”, explicou.

Após a mudança de frequência, as tags serão nacionalmente integradas, o que permitirá aos motoristas passarem por todas as rodovias com pedágio no Estado e país. De acordo com Dadalto, atualmente, 60% dos usuários na Grande Vitória em horário de pico utilizam a cobrança automática. 

5 empresas
Como contratar os serviços de pagamento automático do pedágio

Sem parar

Veloe

Move Mais

ConectCar

Green Pass

*Maria Fernanda Conti é residente do 23º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob a supervisão da editora de Economia Mikaella Campos.

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