O Porto de Tubarão da mineradora Vale, em Vitória , tem contado com um assistente para garantir a segurança dos trabalhadores. É o Anymal, um robô bem parecido com um cachorro, que tem sido usado para treinar a equipe.
A máquina é capaz de coletar e relatar análises visuais, termográficas e de vibração, fornecendo, por meio de Inteligência Artificial, informações consistentes e atualizadas sobre a integridade dos equipamentos e de infraestrutura.
O uso do robô minimiza a exposição humana em locais de risco. “Com o robô, eliminamos riscos pertinentes às atividades de inspeções, como partes rotativas de equipamentos e ruído. Ele também auxilia nas atividades em que o empregado precisa executar uma tarefa em uma posição incômoda, além de dar acesso a espaços confinados com maior segurança”, detalha Rayner Teixeira, analista operacional responsável pelo desenvolvimento do Anymal na Vale. Confira o vídeo.
Com informações da Vale e do Mário Bonella.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta