Levar inovação e empreendedorismo para os jovens de periferia não é uma tarefa fácil, sendo uma das principais barreiras a dificuldade de acesso aos materiais e capacitações de qualidade sobre o tema. Pensando nisso, a união entre a Azys Inovação e a Junior Achievement Espírito Santo fez nascer o Perisfera, projeto de iniciativa privada com o objetivo de capacitar jovens da rede pública em inovação.
A iniciativa, que conta com o apoio da Rede Gazeta através do Fonte Hub, pretende conectar estudantes com o ecossistema de inovação, ao mesmo tempo que vai conscientizar como as periferias são lugares propícios ao surgimento de novas ideias e negócios. As melhores ideias nascidas dentro do Perisfera receberão prêmios em dinheiro e a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido, diretamente com empresas e startups capixabas parceiras do projeto.
Erika Gusmão, diretora executiva na JAES, explica que o projeto quer impactar a periferia de uma maneira diferente. “Fizemos uma reunião para complementar um programa, e começamos um projeto incrível que impactará a periferia de uma forma diferenciada. A forma como a Azys abraçou a ideia de impulsionamento dos jovens através da JA deve ser um exemplo para as empresas capixabas que querem fazer uma mudança na nossa sociedade”.
A oportunidade pretende alcançar as 5 cidades da Grande Vitória, mirando os estudantes dos 1° e 2° anos do Ensino Médio da rede pública. Serão selecionados 100 alunos de 10 escolas que estejam localizadas em periferias para receber o acompanhamento com o método exclusivo do Perisfera. “Nossa expectativa é encontrar alunos interessados que queiram descobrir mais sobre a inovação e que precisavam apenas de um impulso, que será dado por todas as empresas envolvidas no projeto”, completa Erika.
Denis Ferrari, fundador e CEO da Azys Inovação, diz que o projeto busca mostrar o ecossistema de inovação e criar oportunidades. “A ideia surgiu espontaneamente em uma conversa entre a Azys e a JA. Entendemos que podíamos unir forças para, de fato, conectar os jovens da periferia ao ecossistema”, conta Denis.
O Perisfera terá início em setembro, com previsão de encerramento para novembro com o demoday a ser realizado no ESX - Espírito Santo Innovation Experience, momento em que os alunos apresentarão seus pitches para uma banca avaliadora. Neste momento, o projeto busca parceiros, por meio de crowdfunding, para viabilizar investimentos em logística, material didático e transporte para os alunos selecionados. Clique aqui, para saber todos os detalhes e colaborar com a iniciativa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta