> >
Cruzeiros no ES: passageiros vão testar desembarque de navio em Vitória

Cruzeiros no ES: passageiros vão testar desembarque de navio em Vitória

Estado se prepara para receber navio que vai fazer um desembarque teste já próxima temporada, entre março e abril do ano que vem

Publicado em 8 de maio de 2024 às 19:25- Atualizado há 7 meses

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Vista de Vitória a partir do Hotel Senac Ilha do Boi
Vista de Vitória a partir do Hotel Senac Ilha do Boi. (Sagrilo)

A volta do Espírito Santo para a rota de cruzeiros marítimos está cada vez mais próxima. Depois de finalizado o estudo com a Universidade de São Paulo (USP), que analisou a viabilidade técnica da parada de cruzeiros no litoral capixaba, o Estado se prepara para receber um navio que vai fazer um desembarque teste já próxima temporada, entre março e abril do ano que vem.

A ideia é fazer o desembarque teste na Ilha do Boi, no final da próxima temporada de cruzeiros, para então já poder incluir Vitória na rota dessas viagens turísticas que seráo vendidas para o verão 2025/2026, segundo o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), Idalberto Moro.

O estudo para viabilizar o retorno dos navios de cruzeiro ao Espírito Santo foi uma iniciativa do governo do Estado, com todo o processo sendo executado e financiado pela Secretaria de Turismo (Setur).

Segundo o secretário Philipe Lemos, a técnica da pasta dedicou-se a esse projeto, deslocando-se até São Paulo para acompanhar de perto todas as etapas realizadas em colaboração com o departamento de engenharia naval.

Um estudo chegou a simular a entrada e saída de navios em Vitória para ajudar na finalização do estudo. 

"Desde o início, nosso objetivo foi garantir o retorno seguro e eficiente das paradas de navios de cruzeiro em Vitória. Isso incluiu uma análise minuciosa de questões técnicas, operacionais e de segurança", disse Lemos.

Ainda segundo o secretário de Turismo, após a conclusão dessa análise inicial, a equipe trabalha nos próximos passos, sob a orientação da Capitania dos Portos, e novos estudos também são realizados pela secretaria.

Idalberto Moro destaca também que o projeto foi aprovado. "Precisamos ver os ajustes, mas temos de avançar no desembarque. Há uma tendência de ser feito pelo píer do Hotel Senac Ilha do Boi. Lá foi apontado pelo estudo como um ótimo local, pois é protegido do vento. Chegando em Vitória, os navios vão ficar fundeados atrás da Ilha do Boi e dali as pessoas vão  desembarcar no local mais bonito de Vitória, que é aquela entrada próxima à Curva da Jurema." 

Cruzeiros no ES: passageiros vão testar desembarque de navio em Vitória

A ideia da Fecomércio é transformar o Hotel Senac lIha do Boi, em Vitória, em uma parada de navios de cruzeiro. Para receber os passageiros, o píer receberá investimentos de adequação, permitindo que barcos atraquem e os turistas passem o dia na Grande Vitória. Além disso, os visitantes poderão aproveitar a gastronomia no local, onde será construída também uma unidade de qualificação gastronômica. 

"Colocar o Espírito Santo na rota de cruzeiros ajuda muito na divulgação das nossas belezas. Nosso Estado é rico em  valores, em paisagens, e precisamos divulgar mais lá fora. Esses navios trazem muitos turistas e é uma oportunidade de colocar o Estado no cenário nacional", aponta o presidente da Fecomércio/ES.

Porto de Vitória
Porto de Vitória recebeu navio de turismo em 2022. (Porto de Vitória)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais