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'Dinheiro esquecido': falta de integração impede resgate automático no Banestes

'Dinheiro esquecido': falta de integração impede resgate automático no Banestes

Clientes que acessam o sistema do Banco Central e encontram valores a receber precisam ir até uma agência do Banestes para fazer o saque

Publicado em 16 de outubro de 2024 às 18:41

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Banestes
Agência Banestes: saque de valores a receber deve ser feito de forma presencial. (Carlos Alberto Silva)

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para fazer o pedido de resgate do "dinheiro esquecido" no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. O sistema do BC permite consultar se pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições e, em geral, solicitar o resgate automático do montante, indicando o Pix para onde o cliente deseja que o valor seja destinado.

Porém, pessoas que, durante a consulta, se depararam com valores esquecidos no Banestes relatam que não conseguiram fazer a solicitação do resgate automático como em outras instituições financeiras. Segundo o próprio banco capixaba, o motivo é que não foi realizado o desenvolvimento de uma interface para garantir a integração ao sistema do Banco Central. 

Dessa forma, a orientação do Banestes é que o cliente vá presencialmente a uma das agências do banco para solicitar o resgate dos valores.

O único site onde é possível consultar e saber como solicitar a devolução dos valores, seja de pessoas físicas ou empresas, é o valoresareceber.bcb.gov.br. Apesar de o prazo acabar nesta quarta (16), ainda há um período extra de 30 dias para questionar o recolhimento e solicitar os valores. Só depois desse segundo prazo, segundo o Banco Central, é que os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional.

'Dinheiro esquecido': falta de integração impede resgate automático no Banestes

Como consultar?

O Banco Central alerta que o único site para a consulta dos valores a receber é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. É preciso acessar o site e clicar em “Consulte se tem valores a receber”. Insira os dados e clique em “Consultar”. Após a consulta, caso apareça que há valores a receber, o cidadão deverá clicar em “Acessar o SVR”. Se não houver fila de espera, será direcionado para a página de login gov.br.

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