Os brechós da Grande Vitória têm apostado em atingir os mais diferentes públicos com peças de qualidade e estilos únicos. Tem do gótico ao infantil, para agradar a todos os gostos. E a ideia preconceituosa de que em brechó só tem roupas e acessórios fora de moda e desgastadas está ficando para trás.
Prova disso é que de, no Espírito Santo, existem cerca de 4.120 estebelecimentos desse tipo — mais da metade (2.617) somente na Grande Vitória, segundo dados do Junta Comercial do Estado.
Com a onda da moda sustentável, consumidores, como Lorrany Martins, têm investido em roupas reutilizadas para encontrar peças de qualidade e a um preço acessível.
Para Luciana Bellucio, do Frida Brechó, essa tendência mundial pode transformar positivamente a todos. “Eu convido a você que pensa isso a entrar nesse mundo e conhecer de mente aberta. Só assim traremos uma mudança para a natureza, para a indústria, para seu estilo de vida e para o mundo.”
Aproveitando o convite, A Gazeta traz uma lista dos estilos que estão em alta nos brechós para você saber onde renovar seu guarda-roupa. Confira!
O estilo gótico é marcante, mas pouco comum, o que pode tornar encontrar roupas um desafio para quem se identifica com essa tendência. E não é porque são "das trevas" que os góticos não se importam com meio ambiente e a moda sustentável. O Black Cake, brechó online de Vila Velha, traz os looks mais alternativos para quem curte tons de preto, veludo e couro.
Black Cake brechó
Local: Vila Velha
Funcionamento: On-line / através do Instagram - informações via direct
Muitas vezes, pessoas gordas têm dificuldade para encontrar roupas estilosas, confortáveis e com um preço acessível. Esse foi o caso de Lorrany Martins, que sempre se sentiu intimidada em lojas físicas e, por isso, acabou se tornando uma cliente assídua de brechós on-line.
“Comprar roupas sempre foi uma questão para mim, que sou gorda. Costumava comprar na internet, para evitar o preconceito nas lojas físicas. Foi nessas buscas que comecei a achar brechós em outros Estados, com roupas que sempre quis usar, mas não achava aqui no Espírito Santo, até encontrar a Choque Size. Me apaixonei pelo brechó plus size! São roupas lindas, joviais, sensuais, descoladas, por um preço maravilhoso!”, conta a jornalista de 35 anos.
Responsável pela criação do brechó on-line, Raquel Sardenberg tem como foco justamente pessoas como Lorrany. O foco da marca é fugir do padrão encontrado nas vitrines, com peças dos tamanhos 46 ao 58.
“Sempre me identifiquei com a moda, mas criar a Choque Size me ajudou na minha aceitação e passei a entender o consumo sustentável, contribuindo assim para o aumento da minha consciência ambiental. Atualmente, temos 28 mulheres de diferentes lugares do Brasil que desapegam tanto modelos novos quanto usados em bom estado. Trabalhamos e selecionamos peças de todos os estilos, tanto para um evento formal, como para a informalidade,” afirma a empreendedora.
As mamães e papais que querem economizar — e ainda manter o pequeno estiloso — podem se aventurar nesse mundo e garimpar nos brechós infantis. Na Grande Vitória, há diversas opções como Cresci Perdi, com unidades em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. E, quando as roupas, ficarem pequenas, os pais podem praticar o desapego nessas mesmas lojas.
Cresci perdi
Local: Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado das 9h às 14h
E quem acha que não vai encontrar peças de luxo em brechós está bem enganado. Na verdade, Luciana, proprietária do Frida Brechó, garante que essas lojas podem ser a oportunidade ideal para quem busca vestuário e acessórios de grife sem ter que pagar uma fortuna por eles.
“Oferecer roupas de marcas a consumidores que, normalmente, não teriam acesso a elas é muito gratificante. Além disso, ajudamos aquelas pessoas que querem desapegar das peças, mas não sabem o que fazer”, destaca a empreendedora, que comanda o local há mais de seis anos.
A Frida Brechó trabalha com roupas de marcas renomadas no mercado e com uma curadoria criteriosa para garantir a qualidade das peças. “Na curadoria, eu sou muito exigente. Aqui só aceitamos peças pouquíssimo usadas, sem cheiro e nada de roupa velha! Eu costumo agendar um horário com a pessoa que quer desapegar, conversamos sobre valores e sobre as roupas e depois analiso com calma cada peça", explica Luciana.
Frida Brechó
Local: Rua Major Clarindo Fundão, 156 Sala 201, Praia do Canto. Do lado da praça San Martin, Vitória
Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 12h às 18h; sábado de 10h às 13h
Todos querem arrasar em uma festa, mas nem todo mundo pretende gastar muito com uma roupa que, provavelmente, será usada poucas vezes. Por isso, o brechó on-line Bela de Novo aposta em looks para quem está em busca de um vestido de festa a um valor acessível.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta