Repórter / labrantes@redegazeta.com.br
Publicado em 11 de abril de 2025 às 16:00
Quem sempre tem dúvidas na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda pode recorrer à inteligência artificial para fazer tudo certo ao prestar contas à Receita Federal.
A ferramenta da Tá no Lucro, editoria de finanças e empreendedorismo de A Gazeta, vai lhe ajudar a preencher as informações, seja no tradicional Programa Gerador da Declaração (PGD), seja no aplicativo Meu Imposto de Renda (teste abaixo).
Na resposta, a IA orienta como o contribuinte deve proceder, dando um passo a passo de como detalhar as informações à Receita. Você pode fazer quantas perguntas quiser à ferramenta.
A declaração vai até o dia 30 de maio, mesmo dia em que o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será liberado. No total, serão cinco lotes, sendo o último creditado no dia 30 de setembro.
A Receita Federal recomenda que os contribuintes organizem seus documentos com antecedência, para evitar contratempos no envio da declaração. Quem não entregar no prazo fixado está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e a um valor máximo correspondente a 20% do imposto sobre a renda devido.
Se ainda continua com dúvidas, você pode contar com um e-book com dicas sobre a declaração preparado pelo Tá no Lucro.
Documento pode ajudar na hora da declaração. Leia e compartilhe sem moderação.
Tamanho de arquivo: 847kb
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta