O avanço das reformas, como a da Previdência, e a retomada gradual da economia têm provocado um clima de confiança e otimismo entre os empresários do Espírito Santo, que planejam para 2020 investimentos no Estado e a abertura de mais postos de trabalho.
Campeãs do Prêmio Marcas de Valor, as empresas mais admiradas pelos capixabas querem tirar projetos do papel e contribuir para engrenar ainda mais a recuperação da atividade econômica.
Para os líderes dessas companhias, o cenário nacional e local é favorável. Entre os fatores que estimulam o investimento é o país ter chegado a menor taxa de juros de sua história.
Os resultados da economia do terceiro trimestre deste ano também animaram os empresários. Segundo o estudo Contas Nacionais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em julho, agosto e setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,6%, índice acima do projetado pelos economistas.
Durante a 10ª edição do Prêmio Marcas de Valor da Rede Gazeta, os setores produtivos do Estado afirmaram que o ano de 2020 deve surpreender positivamente, com um desempenho bem melhor do que o visto em 2019. Mas, para aproveitar os bons ventos do próximo ano, será preciso entender o que o consumidor deseja e como melhorar o produto ou o serviço prestado. A premiação é resultado de pesquisa que identifica as empresas mais admiradas pelos consumidores do Espírito Santo.
O diretor de Negócios da Rede Gazeta, Marcello Moraes, aponta que com o estudo as empresas podem acompanhar e se adaptar melhor às mudanças no perfil do público-alvo. "O consumo vem mudando cada vez mais rápido. Usando os dados do Marcas de Valor, as empresas podem saber qual é a demanda do público', diz.
De acordo com o diretor de mercado anunciante da Rede Gazeta, Márcio Chagas, a pesquisa Marcas de Valor é um termômetro para as empresas se avaliarem, já que visa a qualificar o comportamento dos clientes. As estratégias de atuação, de gestão e de marketing da marca são avaliadas por meio de uma pesquisa aplicada. Com os resultados em mãos, a empresa pode ver em que precisa melhorar e montar uma estratégia para que isso ocorra, aponta.
Com a melhora gradual da economia, o poder de compra das pessoas voltou a crescer. Isso movimenta todo o segmento varejista, já que com dinheiro na mão as pessoas tendem a voltar a consumir mais. A diretora geral da Óticas Paris, Ana Luíza Azevedo, viu no último mês as vendas aumentarem. A Black Friday contribuíram para melhorar os números.
Outro setor que mostra mais ânimo é o de Educação. Bastante afetadas pela crise, as escolas agora enxergam um possível crescimento no número de alunos matriculados, o que aumenta o otimismo para o investimento. Segundo o diretor da Escola Primeiro Mundo, Eduardo Regis, o fato dos indicadores de desemprego estarem caindo contribuem para essa onda de otimismo.
Durval Silva, gerente industrial da Chocolates Garoto, lembra que para a empresa o ano de 2019 já foi bem diferente dos anteriores.
A construção civil foi um dos setores que mais sofreu com a crise econômica do país. Canteiro de obras ficaram parados e muitos trabalhadores foram demitidos. Porém, neste ano, a situação começou a dar sinais de mudança. Em um cenário de juros mais baixos e com a renda das famílias melhorando, o setor está mais otimista.
Rodrigo Barbosa, presidente da Grand Construtora, afirma que os últimos 40 dias foram surpreendentes para a empresa.
Já segundo Sebastião Jayme Almeida, presidente do conselho da Morar Construtora, as mudanças estão ocorrendo no país devido à aprovação das reformas e a segurança do investidor que vem aumentado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta