> >
Entenda o que causou o incêndio na fábrica da Cacau Show em Linhares

Entenda o que causou o incêndio na fábrica da Cacau Show em Linhares

Fogo destruiu metade da unidade no Norte do Espírito Santo, em novembro de 2023; na manhã desta quinta-feira (7), empresa foi reinaugurada com novidades

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 14:21- Atualizado há 2 horas

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Imagens de drone mostram dimensão de incêndio na fábrica da Cacau Show em Linhares
Imagens de drone mostram dimensão de incêndio na fábrica da Cacau Show em Linhares. (Heber Thomaz - 07/11/2023)

Há um ano, um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica da Cacau Show em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O fogo destruiu metade da estrutura e levou cerca de 15 dias para ser totalmente controlado. As investigações sobre as causas do incêndio foram concluídas pelo Corpo de Bombeiros em maio deste ano, mas, na época, a corporação não detalhou por se tratar de empresa particular.

Mas o que de fato ocorreu na madrugada do dia 7 de novembro de 2023? Durante reinauguração da fábrica, nesta quinta-feira (7), Alê Costa, CEO da Cacau Show explicou o que deu início ao fogo.

“Aconteceu um acidente a metros de altura, numa empilhadeira. O condutor estava muito alto e colocou o garfo na empilhadeira, só que a empilhadeira tinha leite, leite em pó. Houve uma pequena fissura no leite em pó e caiu pó em cima da empilhadeira, que tinha luz, causando uma explosão. Foi uma fatalidade”, relatou.

Costa acrescentou que a empresa tomou todas as providências para que não só o novo prédio tenha atenção redobrada na questão do leite, como em todos os treinamentos e manuais de preparação.

“Uma das coisas que mais me encantaram nesse processo foi o reconhecimento da sociedade, dos parceiros, com tudo o que aconteceu. Eu digo isso porque nós fomos a empresa que recebeu o seguro de forma mais rápida no Brasil entre empresas que tiveram o mesmo problema. Por quê? Porque tinha processos claros, porque tinha filmagem clara. Foi, de fato, uma fatalidade.”

Agora, o espaço que foi consumido pelo fogo, recebeu uma fábrica de panetones com linha 100% automatizada, a partir de um investimento de R$ 150 milhões. Com isso, todos os panetones da marca — que eram feitos em fábricas parceiras — agora vão sair do Espírito Santo para todo o país. A capacidade de produção é de 8 mil panetones por hora.

Cacau Show de Linhares é reinaugurada e passa a produzir panetones(Fernando Madeira)

A Cacau Show de Linhares também teve ampliada a sua produção de biscoitos e de massa de chocolate, que é feita e armazenada em tanques na unidade capixaba e, depois, levada para serem processadas nas outras fábricas da marca — localizadas no Estado de São Paulo.

Na época do incêndio, a unidade fabril tinha 300 funcionários, que tiveram empregos preservados. Com a ampliação da capacidade, hoje trabalham mais de 400 pessoas no local.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais