> >
ES sobe quatro posições e é destaque em ranking de competitividade dos Estados

ES sobe quatro posições e é destaque em ranking de competitividade dos Estados

Apesar de melhorias apontadas em pilares como Educação, Solidez Fiscal e Infraestrutura, o Estado teve uma queda de onze colocações no ranking da Segurança Pública

Publicado em 21 de agosto de 2024 às 11:58

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Terceira Ponte foi escolhida como uma das maravilhas do ES
Estado apresenta os melhores indicadores do país em levantamento nacional. (Christian Diego)
João Barbosa
Repórter / [email protected]

Após dois anos na décima posição nacional, o Espírito Santo tornou-se o sexto colocado no Ranking de Competitividade dos Estados, segundo o levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que avalia o desempenho das unidades da federação em indicadores como Segurança Pública, Infraestrutura, Educação e Sustentabilidade Ambiental

O resultado divulgado nesta quarta-feira (21) mostra que, nacionalmente, em 2024, o Espírito Santo foi o Estado que mais subiu no ranking do CLP graças ao crescimento em cinco de dez pilares avaliados: Eficiência da Máquina Pública, Potencial de Mercado, Capital Humano, Educação e Solidez Fiscal.

Em Solidez Fiscal, o crescimento fez o Estado assumir a liderança desse pilar, além de ficar com a segunda colocação geral no eixo de Infraestrutura e com a quarta posição em Sustentabilidade Ambiental. O ponto negativo foi a queda de 11 colocações no pilar de Segurança Pública, onde hoje o Estado figura na 23ª posição.

Ainda de acordo com o estudo, o Espírito Santo é o terceiro Estado mais competitivo do Sudeste, atrás de São Paulo e Minas Gerais e à frente do Rio de Janeiro.

No X, antigo Twitter, o governador Renato Casagrande (PSB) comemorou os resultados.

No recorte de 2016 a 2024, a competitividade capixaba figurou sempre entre as dez melhores do Brasil. Em 2016, estava na 6ª colocação e caiu para a oitava em 2017 e 2018; em 2019, o Estado recuperou o sexto posto e chegou a ficar por dois anos em quinto lugar, em 2020 e 2021, respectivamente, sendo o melhor resultado da série histórica; já nos dois anos seguintes (2022 e 2023), houve queda para o 10º lugar. Com os resultados de 2024, o Espírito Santo repete o feito de 2019 e apresenta melhores indicadores desde aquele ano.

O que é o ranking de competitividade?

O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há treze anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Na edição deste ano, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros. 

São eles: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. 

ES sobe quatro posições e é destaque em ranking de competitividade dos Estados

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais