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Governo adia pela terceira vez leilão de concessão da BR 262; veja nova data

Governo adia pela terceira vez leilão de concessão da BR 262; veja nova data

Concessão da rodovia, em conjunto com a BR 381, abrange mais de 670 quilômetros de pistas nos Estados de Minas Gerais e  Espírito Santo

Publicado em 21 de janeiro de 2022 às 16:15

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Vinícius Brandão
Estagiário / [email protected]

O leilão de concessão da BR 262 em conjunto com a BR 381 foi remarcado para o próximo dia 25 de fevereiro. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta sexta-feira (21).

Essa é a terceira vez que o leilão é adiado. Ele estava inicialmente previsto para acontecer em 25 de novembro de 2021, foi adiado para 20 de dezembro e, posteriormente, novamente remarcado para 7 de fevereiro.

Interdição no Km 22 da BR 262, em Viana
Trecho da BR 262 em Viana, no Espírito Santo. (Fernando Madeira)
Governo adia pela terceira vez leilão de concessão da BR 262

Segundo a ANTT, a decisão se deu para atender a solicitação das empresas que demonstraram interesse em participar do certame, concedendo pelo menos 60 dias para reformulação de propostas a partir das adequações do edital. O pedido de mudança foi protocolado pelas empresas interessadas no final de dezembro de 2021.

A concessão abrange mais de 670 quilômetros de pistas, com a previsão de duplicação de 402 quilômetros e outros 360 quilômetros de faixas adicionais e vias marginais, 40 passarelas e o contorno de Manhuaçu (MG). O objetivo é mitigar os gargalos na principal ligação entre Minas Gerais – inclusive a região do Vale do Aço – e o Espírito Santo.

COMO SERÁ A CONCESSÃO

O leilão compreende o trecho da BR-381/MG, com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (para Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG); e o trecho da BR-262/MG, entre o entroncamento com a BR-381/MG (João Monlevade/MG) até a Divisa MG/ES; e no trecho da BR-262/ES, entre a divisa ES/MG, até o entroncamento com a BR-101/ES (Viana/ES).

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 7,37 bilhões ao longos dos 30 anos de contrato, prorrogáveis por mais cinco.

“Muitos setores produtivos da região serão beneficiados, como a pecuária, agricultura, mineração e os polos industriais e comerciais. Além disso, por atravessar Minas Gerais e o Vale do Aço (importante região composta por siderúrgicas indutoras de desenvolvimento econômico e geração de emprego), também otimizará o escoamento de produtos para o setor automobilístico”, reforçou a ANTT em comunicado oficial em dezembro. A estimativa é de que a concessão gere 109.777 empregos, entre diretos e indiretos.

O projeto consiste na concessão de 686,10 km (que passará a 670,64 km a partir das intervenções previstas no contrato), bem como na exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias. O contrato terá duração de 30 anos, prorrogável por mais 5 anos.

LEILÃO

A licitação será realizada na modalidade de concorrência (leilão), com participação internacional, a partir do novo critério de modelo híbrido, devendo a proponente apresentar o valor da tarifa básica de pedágio (deságio limitado a 15,57%) e maior outorga como critério de desempate, o qual poderá ser alterado em razão da realização da etapa de lances, se houver.

O valor da tarifa de pedágio ofertada deverá observar o patamar máximo de R$ 0,12477/km para trechos homogêneos de pista simples e R$ 0,17468/km para trechos homogêneos de pista dupla, na data-base de abril de 2019.

Outra inovação será o desconto de usuário frequente, que tem como objetivo minimizar as tarifas para os usuários que realizarem deslocamentos localizados entre municípios próximos.

O edital também vai prever o desconto básico de tarifa de 5% para usuários que selecionarem pelo pagamento automático identificado pelo TAG eletrônico acoplado ao veículo.

CRONOGRAMA DE DUPLICAÇÃO DA BR 262 PREVISTO NO EDITAL

Infográfico: cronograma de duplicação da BR 262 previsto no edital
Infográfico: cronograma de duplicação da BR 262 previsto no edital. (Arte: Geraldo Neto)

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