O Consórcio Navegantes Logística vai investir R$ 550 milhões na implantação de terminais de granéis líquidos combustíveis no Cais do Atalaia, em Vila Velha. A obra deve ter duração total de quatro anos, já incluindo as fases de projeto, licenciamento e execução, e criar 400 empregos, entre diretos e indiretos.
O investimento foi confirmado pelo grupo, que, em 2019, arrematou uma área de aproximadamente 74 mil m² no Porto de Vitória. A concessão é válida por 25 anos e, no ato do arrendamento, já havia a previsão de que o grupo construísse um novo terminal na área, ampliando de forma significativa a capacidade do porto na movimentação de produtos como diesel, gasolina, álcool e biodiesel.
Conforme explicou o diretor executivo do Consórcio, Bismark Duarte, as atividades previstas para o terminal, cujo calado tem 12,5 metros de profundidade, serão: carga e descarga de navios e caminhões-tanques, recepção e armazenagem de produtos, análise e pesagem de produtos e limpeza dos tanques de granéis líquidos.
“Somada à capacidade dinâmica atual dos demais terminais do complexo portuário de Vila Velha — que é de 2,55 milhões de toneladas/ano —, a implantação de 16 novos tanques verticais para armazenamento de combustíveis vai elevar essa capacidade para 4,3 milhões de toneladas/ano. Ou seja, um aumento de 1,76 milhão de toneladas/ano.”
Ainda segundo Duarte, a previsão é de que o aumento gere uma arrecadação anual de ICMS junto aos clientes distribuidores de combustíveis, no valor estimado de R$ 1,2 bilhão. A fala foi feita durante a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdec) de Vila Velha, na qual o projeto foi apresentado.
Para o prefeito Arnaldinho Borgo, o investimento representa um importante avanço não apenas para Vila Velha, como para o Espírito Santo, diminuindo o risco de desabastecimento de combustíveis no Estado, como já ocorreu em alguns momentos.
“Além disso, a obra — que deverá gerar 400 empregos diretos e indiretos na fase de construção — fará com que os portos de Vila Velha superem dificuldades frequentes para a atracação de embarcações de combustíveis no Porto de Tubarão (Vale), realizada em mar aberto, onde a prioridade é a exportação de minério de ferro em graneleiros de grande porte”, avaliou.
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