O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vai realizar um pente-fino na concessão de benefícios por suspeitas de fraude. Pelo menos 700 mil segurados já foram notificados de que correm risco de perder benefícios por falta de regularização cadastral.
O intuito é revisar os pagamentos de aposentados e pensionistas que têm documentos em falta no cadastro de concessão do benefício, identificar os recebimentos indevidos e, dessa forma, encontrar recursos para novos programas.
A carta enviada pelo órgão tem a marca da Previdência Social, contém o nome e o número do CPF do beneficiário, além de dar instruções sobre como proceder (exemplo da carta na imagem).
Qualquer segurado que estiver com alguma desatualização ou fora das regras de concessão do benefício.
Depois de receber a carta é preciso responder aos pedidos que foram feitos pelo INSS. O segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar o Meu INSS (no aplicativo pelo site gov.br/meuinss) para agendar o atendimento. Pelo 135 é possível marcar a apresentação dos documentos originais e a entrega das cópias na agência mais próxima.
Mesmo que a agência esteja fechada devido à pandemia, haverá uma urna para a entrega apenas das cópias da documentação em envelope lacrado. O atendimento do 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Quem receber a carta de convocação deve responder dentro do prazo de 60 dias. Mas o INSS avisa que pode indeferir o pedido se não houver resposta em até 30 dias
As agências da Previdência não vão atender quem for aos locais sem agendamento.
O pagamento do benefício poderá ser suspenso após o fim do prazo de 60 dias e, se em 30 dias após a suspensão o segurado não se manifestar, o benefício será cancelado.
Após o cancelamento, é preciso iniciar um processo administrativo e até judicial para recuperar o benefício.
Golpistas se aproveitam de aplicativos de mensagens como o WhatsApp para fazer contato com os segurados. Por isso, o INSS informa que não faz contato por aplicativos de mensagens e não utiliza esse recurso para pedir informações, números de documentos ou fotos para os segurados.
*Com informações da Folha de São Paulo
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