> >
Investimento bilionário da ArcelorMittal no ES vai gerar quase 3 mil empregos

Investimento bilionário da ArcelorMittal no ES vai gerar quase 3 mil empregos

Com investimento de R$ 4 bilhões, nova linha de produtos acabados da ArcelorMittal vai gerar 2500 empregos durante obras e outros 450 quando entrar em operação

Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 14:06

Vista aérea da ArcelorMittal Tubarão Crédito: Mosaico Imagem/ArcelorMittal

A ArcelorMittal anunciou, nesta quinta-feira (6), um investimento de R$ 4 bilhões na construção de uma nova linha de produtos acabados, que vai incluir a instalação de um laminador de tiras a frio e uma linha de revestimento contínuo. Para a instalação da nova linha na unidade na Serra, a previsão é gerar 2.500 empregos no pico das obras. E, quando entrar em operação, vai demandar cerca de 450 profissionais.

Com início das etapas de engenharia e contratação programadas para o primeiro semestre de 2026, a operação está prevista para o primeiro semestre de 2029.

Segundo o governador Renato Casagrande, esse é o maior investimento privado da história do Espírito Santo. "Isso mostra uma verticalização da economia capixaba na área de aço. Isso gera mais oportunidade e traz mais empreendedores para usar os produtos. E mostra confiança na diretriz do Estado do Espírito Santo", afirmou.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o investimento é importante para atrair outras indústrias para o Espírito Santo que sejam consumidoras do aço de qualidade, como o segmento automotivo, de eletrodomésticos e de construção.

00:00 / 02:33
Investimento bilionário da ArcelorMittal no ES vai gerar quase 3 mil empregos

Os estudos de viabilidade técnica foram concluídos e o projeto segue os trâmites internos de aprovação no grupo. A expectativa é de que a construção dure cerca de três anos após esta fase de aprovação.

A nova linha contará com tecnologias avançadas, incluindo um laminador de tiras a frio (LTF) e uma linha de Revestimento Contínuo, que permitirão à unidade expandir sua cadeia de produção e oferecer produtos com maior valor agregado. A iniciativa posiciona o Espírito Santo como um polo estratégico de inovação e desenvolvimento para a indústria do aço nacional.

"O projeto da Unidade de Tubarão é mais do que um investimento; é um marco que reforça nosso compromisso com o futuro e com o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. Ele fortalecerá nossa presença em mercados de alto valor, como os setores automotivo, de eletrodomésticos e construção civil, ao mesmo tempo que aproxima nossa produção das demandas do consumidor final"

Jorge Oliveira

CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina

Com foco na produção de aço de alta qualidade, o laminador de tiras a frio será responsável por entregar produtos laminados a frio a partir das bobinas a quente já feitas em Tubarão. Elas vão abastecer o mercado e a linha de revestimento contínuo. Essa linha vai aplicar um revestimento metálico, garantindo maior resistência à corrosão e acabamento diferenciado.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais