Após semanas fechado, o comércio foi reaberto em Guarapari na manhã desta quarta-feira (22). Com 12 casos confirmados do novo coronavírus, o município integra a lista de cidades com risco moderado para a Covid-19 e que podem reabrir as lojas, com restrições.
Às 9 horas, a movimentação já era intensa nas lojas do Centro de Guarapari. A dona de casa Maria do Carmo foi uma das moradoras que foram em um dos estabelecimentos para pagar contas. "Muito bom. Antes, não sabíamos onde pagar. Com a loja reaberta, ficou bem melhor", disse.
Para voltar a abrir as portas, os comerciantes precisam seguir algumas regras: controlar a entrada na loja, garantir espaço de 12 m² entre as pessoas e não permitir a entrada de clientes sem máscara. O cliente também deve ir sozinho e crianças não podem entrar.
O secretário de Postura de Trânsito de Guarapari, Luiz Carlos Cardozo, garante que a pasta vai fiscalizar o cumprimento das determinações. De acordo com ele, as punições variam entre advertência, multa e cassação de alvará. O responsável pelo estabelecimento também poderá ser encaminhado para a Polícia Civil para responder um inquérito.
Uma reunião entre a Prefeitura de Guarapari e o Sindicatos dos Lojistas da cidade ainda vai definir um escalonamento de horários de funcionamento para diminuir a lotação dos ônibus no município.
*Com informações da TV Gazeta
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta