A reinauguração do Mercado da Capixaba, que vem sendo revitalizado no Centro de Vitória, deve gerar de 150 a 200 empregos diretos e indiretos. A estimativa foi divulgada na manhã desta quinta-feira (7), durante o lançamento da concessão para gestão do local, que deve ser reaberto em junho e vai contar com 16 módulos comerciais e 2 administrativos, com áreas que variam entre 23 m² a 103 m².
Segundo a prefeitura da Capital, os espaços comerciais serão voltados para atividades de gastronomia, artesanato, café, venda de livros, floricultura e agronegócio.
“Essa obra é um grande marco, uma verdadeira virada para o Centro de Vitória. Teremos um mix de produtos, serviços e também eventos culturais. Em uma estimativa inicial, falamos da ordem de 150 a 200 empregos gerados de forma direta e indireta com a reinauguração do mercado”, projeta Marcos Gregório, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). “Isso impacta a economia e traz ânimo para a região central da Capital”, complementa.
Com investimento da ordem de R$ 9 milhões, o Mercado da Capixaba tem 70% das obras concluídas. O local conta com dois pavimentos, com 16 módulos comerciais no térreo e 2 módulos no mezanino.
“O Mercado da Capixaba vai servir como gancho para uma retomada do comércio no Centro de Vitória. Nossa expectativa é que empregos sejam gerados, que a economia da região se fortaleça e que o público volte a ocupar o Centro”, avalia Sydney Ferreira, presidente da Associação dos Comerciantes do Centro de Vitória.
“Nós temos feito um pacote de investimentos que eleva a autoestima dos moradores e atrai turistas para o Centro de Vitória. [...] Queremos que as pessoas visitem a cidade e que os moradores daqui tenham prazer em dizer 'vamos ao Centro', e é isso que vai acontecer com as revitalizações que projetamos para a região”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Segundo o edital de concessão para gestão do mercado, entre os módulos, será obrigatório que o Mercado da Capixaba conte com uma loja de artesanatos capixabas e também com uma que faça a venda de panelas de barro. Segundo a prefeitura, a estratégia é para a valorização da cultura do Espírito Santo.
O processo licitatório para gestão de todo o mercado será por meio de pregão eletrônico, e o critério de julgamento será a maior oferta de preço para a atividade. “Ou seja, o concessionário vencedor do certame terá como escopo a gestão dos 16 módulos comerciais do térreo, dos dois módulos do andar superior e da área central”, divulgou a CDTIV.
Ainda de acordo com o edital, será vedada a instalação de estabelecimentos que façam a venda de eletroeletrônicos, artigos para celulares, utensílios para casa (que não sejam artesanais), brinquedos industriais ou serviços de internet e telefonia.
Atualmente, o espaço conta com intervenções na alvenaria, reboco interno, restauro externo, colocação de lajes e escavação e regularização do pátio interno. Segundo a CDTIV, ainda faltam a conclusão dos cabeamentos de climatização, a colocação de forros em lojas e salas, a instalações elétricas e hidráulicas e o ajuste do sistema de combate a incêndios
A atual previsão da Prefeitura de Vitória é que o Mercado da Capixaba seja reinaugurado em junho. Após um incêndio que causou danos estruturais em 2002, o local se deteriorou e caiu no esquecimento.
Em janeiro de 2020, o Executivo municipal prometeu que a obra de revitalização ficaria pronta até o fim do primeiro semestre daquele ano, o que não aconteceu por conta da pandemia de Covid-19.
No ano seguinte, 2021, a prefeitura divulgou uma nova previsão para o início da reforma: primeiro semestre de 2022. Na época, o então secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, alegou que o projeto que se tinha até aquele momento era muito conceitual para que fosse contratada uma empresa para as obras.
Já no início de 2023, a promessa dada foi de que a obra ficaria pronta até o final do primeiro semestre de 2024. De acordo com a prefeitura, esse ainda é o prazo para entrega.
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