Repórter / jbarbosa@redegazeta.com.br
Publicado em 10 de março de 2025 às 13:18
O Mercado Municipal de Cariacica foi oficialmente inaugurado na manhã desta segunda-feira (10). Situado na Rodovia Governador Jose Sette, próximo ao Terminal de Itacibá, o complexo de lojas oferta produtos da roça, floricultura, serviços gráficos, artesanato, doceria, cafeteria, entre outros serviços e produtos.
Segundo Raimundo Nonato, gestor da Conexxo, concessionária que administra o mercado, a expectativa é que o espaço gere emprego e renda em uma das regiões mais movimentadas de Cariacica. A partir desta segunda, o ponto já tem o funcionamento de 39 lojas e de um restaurante.
“Atualmente, temos pouco mais de 60% da capacidade em funcionamento e a inauguração é uma grande vitória. Os empreendedores estão sedentos para gerar emprego e renda, já que aqui são esperados 200 empregos diretos e 150 indiretos. Além disso, temos a expectativa de movimentar a cultura e o turismo nesse espaço, já que teremos shows e também exposições”, disse Nonato.
Entre as lojas, um espaço exclusivo conta apenas com produtos oriundos da agricultura familiar e, para a gestão municipal, a abertura do novo espaço em conjunto com os demais polos comerciais representa uma nova fase econômica e de desenvoltura para a cidade.
"Estamos descentralizando a economia e mostrando que todo o foco comercial de Cariacica não precisa ficar apenas em Campo Grande. Isso é bom para a autoestima do povo que mora aqui perto do mercado e movimenta mais a cidade, que tem outras obras importantes para a melhoria da qualidade de vida" disse o prefeito Euclério Sampaio, em conversa com a reportagem de A Gazeta.
"Esse mercado fica em um ponto estratégico que, além de comércio, é capaz de fomentar a cultura e o turismo. Este será um ponto de encontro para nossas famílias e para todos os turistas que vierem conhecer nosso Mercado Municipal. Nossa gestão tem investido em infraestrutura e mobilidade justamente para atrair pessoas, investimentos e grandes empresas para o município", completou a vice-prefeita Shymenne de Castro.
Também presente na solenidade, o governador Renato Casagrande destacou a parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Cariacica.
"[...] O prefeito Euclério não é apenas um parceiro de gestão, mas um sócio de obras e do desenvolvimento de Cariacica. Juntos estamos transformando essa cidade, e hoje estamos inaugurando o primeiro Mercado Municipal em funcionamento do Espírito Santo. Estamos abrindo com as lojas funcionando. É muito bom poder entregar mais uma obra nessa parceria com a prefeitura", afirmou o governador.
Segundo a Prefeitura de Cariacica, o mercado tem 3.665 metros quadrados de área construída e três pavimentos, sendo um para estacionamento. Quando atingir 100% de ocupação, o espaço deve contar com 59 lojas e três restaurantes.
Mercado Municipal de Cariacica
Pouco antes da inauguração do mercado, os proprietários das lojas realizavam os últimos ajustes dos espaços antes de receber o público. Entre todos, o sentimento de realização e a expectativa de colher bons frutos com o novo negócio é unanimidade.
“Aqui estamos em um espaço lindo e organizado onde esperamos uma alta demanda, já que é um local de passagem de pessoas, próximo a um terminal [de ônibus] e a muitas moradias”, disse o empresário André de Souza, proprietário de uma rede de lojas de brinquedos movidos por controle remoto para crianças.
Apesar de ter outros pontos, como em shoppings da Grande Vitória, ele afirma que o novo espaço em Cariacica também é visto com bons olhos para o crescimento da empresa. O pensamento de André, inclusive, é compartilhado por quem está abrindo as portas pela primeira vez, como Leandro Sarmengui, sócio-proprietário de uma charcutaria, empreendimento especializado em carnes.
“Nossa expectativa está muito alta porque acreditamos muito no potencial do mercado. Nós, empresários, observávamos uma grande necessidade de um ambiente como esse, trazendo produtores e empreendedores de Cariacica para mostrar aqui o que fazemos em outros pontos para valorizar o que é do Espírito Santo”, disse.
Além dos pontos comerciais, o Mercado Municipal de Cariacica ainda tem um de seus boxes voltado para a oferta de serviços à população. Ao lado do box que vende os produtos da agricultura familiar, um espaço tem atendimentos do Procon, do programa Nossocrédito, da Agência do Trabalhador e também de auxílio para Microempreendedores Individuais (MEI).
O nome do Mercado Municipal de Cariacica Celini e Ferrani faz homenagem aos soldados Bruno Mayer Ferrani e Paulo Eduardo Oliveira Celini, mortos em uma emboscada em outubro de 2022, durante uma perseguição policial a criminosos no bairro Santa Bárbara, em Cariacica.
Ferrani e Celini eram lotados no 7º Batalhão, em Tucum, Cariacica. Bruno Mayer Ferrani tinha 30 anos, era casado e tinha duas filhas. Estava na corporação desde 2015. Já Paulo Eduardo Oliveira Celini tinha 29 anos, era casado e estava há cerca de um ano na Polícia Militar.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta