O pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda foi agendado para o dia 31 de maio. Entretanto, em alguns casos, há relatos de atraso na liberação das quantias devidas aos contribuintes que pagaram mais impostos do que deveriam no ano passado.
Diversos clientes da Caixa Econômica Federal, por exemplo, foram às redes sociais se queixar de que o dinheiro não havia caído na conta informada. O banco não disse a causa do problema, apenas explicou que a situação estava sendo normalizada e orientou que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato nos aplicativos ou Internet Banking. Mas, caso o dinheiro não seja liberado, por qualquer motivo que seja, o que fazer?
Segundo informações da Receita Federal, o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
“Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).”
O órgão ainda destaca que se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
O Banco do Brasil, por sua vez, explica que o agendamento só é devido para restituições que forem encaminhadas pela Receita Federal sem a informação da conta para crédito, em decorrência de não indicação pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda, ou que apresentarem inconsistência nos dados da conta por ele indicados.
Em outros casos, como a situação envolvendo a Caixa, a orientação é verificar junto ao seu banco o motivo do atraso. Se for por erro nos dados, você pode providenciar novo agendamento junto ao BB. Em geral, o crédito será realizado no dia útil seguinte após a solicitação.
Na sexta-feira, o BB disse que a restituição do primeiro lote de IRPF foi processada adequadamente, sem nenhuma intercorrência para os clientes do banco. Acrescentou que não comenta sobre processos de outras instituições financeiras, orientando que os questionamentos sejam realizados a cada banco.
Já a Caixa disse que "o crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está sendo regularizado, sendo que o depósito já foi efetivado para grande parte dos clientes. O banco orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking."
Fonte: Bora Investir/B3
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta