> >
Municípios do ES vão determinar horário de funcionamento do comércio

Municípios do ES vão determinar horário de funcionamento do comércio

Prefeituras terão autonomia para estabelecer novos horários em cidades com população inferior a 70 mil habitantes. Hoje, 67 municípios se enquadram nessa classificação

Publicado em 3 de julho de 2020 às 19:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Movimento do comércio em Laranjeiras, na Serra
Movimento do comércio na Serra: Grande Vitória seguirá com horários definidos pelo governo. (Ricardo Medeiros)
Municípios do ES vão determinar horário de funcionamento do comércio

Os municípios do Espírito Santo com população inferior a 70 mil habitantes terão autonomia para determinar o horário de funcionamento do comércio. A autorização foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento nesta sexta-feira (3) e será publicada neste sábado (4) no Diário Oficial.

De acordo com dados do IBGE, 67 municípios capixabas estão enquadrados nessa classificação e, portanto, terão essa autonomia. Continuam seguindo a regra atual de horário do comércio as cidades da Grande Vitória além de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina e Aracruz.

Segundo Casagrande, nas demais localidades os prefeitos poderão delimitar os horários desde que a carga horária de funcionamento diária seja de 6h, como é hoje, e que o expediente seja encerrado no máximo às 18h.

Hoje, todos os municípios do Estado, por estarem classificados como de risco moderado ou alto de transmissão do coronavírus, podem ter o comércio funcionando das 10h às 16h, de segunda a sexta, sendo que nas cidades de risco alto a abertura é em dias alternados.

O governador explicou que esse horário foi delimitado inicialmente pensando no transporte coletivo, local com alto risco de contágio, visando reduzir o movimento nos horários de pico para evitar a lotação dos ônibus.

Como essas cidades menores não possuem transporte coletivo, elas então ficarão livres para estipular um horário de acordo com as necessidades do local.

Essa autonomia só não é válida para restaurantes e lanchonetes, que seguem podendo abrir apenas das 10h às 16h em todo o Estado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais